Flamengo 2025: Eliminações por pênaltis impedem ano perfeito no Intercontinental e Copa do Brasil

flamengo-20253A-eliminacoes-por-penaltis-impedem-ano-perfeito-no-intercontinental-e-copa-do-brasil

Disputas de pênaltis marcam eliminações e impedem ano perfeito do Flamengo em 2025

Cobranças alternadas foram o calcanhar de Aquiles no Intercontinental e na Copa do Brasil

PSG 1 (2) x (1) 1 Flamengo | Pênaltis | Copa Intercontinental 2025 [https://s02.video.glbimg.com/x240/14188893.jpg]

O Flamengo [https://ge.globo.com/futebol/times/flamengo/] versão 2025 de Filipe Luís voltou a dominar a América do Sul e esteve perto de superar o time de 2019 de Jorge Jesus. Mas a chance de conquistar “o mundo de novo”, como diz a música, parou nos pênaltis frente ao PSG. Coincidentemente, as cobranças alternadas também marcaram a eliminação nas oitavas de final na Copa do Brasil, contra o Atlético-MG. Só na Libertadores o clube conseguiu evitar o calcanhar de Aquiles e sobreviveu às quartas diante do Estudiantes, na Argentina.

+ Reunião entre Filipe Luís e Flamengo por renovação deve ficar para semana que vem [https://ge.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2025/12/18/reuniao-entre-filipe-luis-e-flamengo-por-renovacao-deve-ficar-para-semana-que-vem.ghtml]

Mais competência do goleiro ou incompetência dos batedores? Veja o debate do ge Flamengo [https://s01.video.glbimg.com/x240/14189388.jpg]

Na temporada, o Flamengo teve 28 pênaltis para cobrar. Converteu 20 e perdeu oito, um aproveitamento de 71,4%. Sendo que metade das cobranças desperdiçadas aconteceu na disputa contra o PSG, o que gerou críticas do ídolo e ex-camisa 10 Petkovic nas redes sociais:

— Fizemos de tudo para levar aos pênaltis e fomos incompetentes demais. Errar um ou dois e perder é normal, mas errar quatro não tem como explicar — escreveu o sérvio no Instagram.

+ Quem é Safonov? Conheça goleiro do PSG herói do título contra o Flamengo [https://ge.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2025/12/17/quem-e-safonov-conheca-goleiro-do-psg-heroi-do-titulo-contra-o-flamengo.ghtml]

Filipe Luís não teve em campo três dos seus principais cobradores no momento da disputa: Jorginho, Arrascaeta e Bruno Henrique, que foram substituídos, exaustos fisicamente. Os dois primeiros saíram aos 28 minutos do segundo tempo, enquanto BH deixou o campo nos acréscimos antes da prorrogação.

+ Cinco momentos que ajudam a explicar a derrota do Flamengo para o PSG [https://ge.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2025/12/18/cinco-momentos-que-ajudam-a-explicar-a-derrota-do-flamengo-para-o-psg.ghtml]

Atlético-MG 0 (4) x (3) 1 Flamengo | Pênaltis | Oitavas de final | Copa do Brasil 2025 [https://s02.video.glbimg.com/x240/13821113.jpg]

Pedro e Léo Pereira, que estão entre os cinco com mais pênaltis cobrados do elenco, estavam à disposição e bateram, mas ambos pararam no goleiro russo Safonov. Em entrevista na saída do estádio Ahmad bin Ali, o zagueiro disse que mudou na hora a forma de chutar:

— Eu estava com uma ideia de pênalti antes da cobrança e acabei mudando por fatores que vi do goleiro deles. Ele tinha pulado três vezes para o lado direito, e eu decidi bater no meio. Essa foi a minha perspectiva, minha decisão ali na hora.

✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Flamengo no WhatsApp [https://whatsapp.com/channel/0029Va9WisM9MF8vEfYijF3a]

Por outro lado, foram 20 pênaltis contra o Flamengo ao longo de 2025: 12 gols sofridos, um foi para fora, e Rossi pegou sete. Ou seja, 40% das cobranças não entraram. O goleiro argentino voltou a defender uma contra o PSG, mas foi superado de longe por Safonov.

— Não posso tirar mérito do cara, pegou quatro pênaltis. Obviamente tem estudo, ele tinha sua toalha dos pênaltis. Os batedores do PSG bateram bem também, mudaram muito do que vinham fazendo. Consegui fazer um, eles erraram um também, mas o goleiro pegou quatro. Também é um conjunto de muita coisa nesse momento: emoções, sacrifício, perna pesada… — declarou Rossi.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp