O Vasco tomou a decisão de última hora e conseguiu sair vitorioso no confronto contra o Caxias do Sul, alcançando a sua segunda vitória no NBB. A equipe cruzmaltina, que se encontra na última posição do campeonato com apenas duas vitórias em 16 jogos disputados, conseguiu igualar a partida em um lance livre crucial, quando o cronômetro marcava apenas um segundo para o término do jogo.
Assim como no futebol, o Vasco está vivendo um bom momento no basquete e conseguiu proporcionar alegria aos seus torcedores. Na noite da última quinta-feira (18), a equipe recebeu o Caxias do Sul no ginásio de São Januário e saiu vitoriosa por 80 a 79, em um jogo válido pela 10ª rodada do primeiro turno da temporada regular do NBB. A vitória foi emocionante, sendo garantida no último segundo em um lance livre convertido por Mathias, que desempatou o placar de 79 a 79 para 80 a 79. Este foi o segundo triunfo do Vasco em 16 jogos na competição.
O Vasco começou a partida de forma positiva, chegando a abrir oito pontos de vantagem, porém sofreu a virada do Caxias ainda no fim do primeiro quarto. A equipe cruzmaltina manteve-se atrás no placar até o início do terceiro quarto, quando tentou uma reação, mas acabou sendo superada pelo Caxias, atual 13º colocado da competição. A equipe adversária chegou a abrir uma vantagem de 15 pontos, a maior de todo o confronto.
A virada de chave aconteceu no penúltimo quarto, com o Vasco conseguindo assumir a liderança no placar e superar a diferença imposta pelo Caxias. Sob o comando de Ale, destaque do time com 17 pontos, sete rebotes e dez assistências, os cruzmaltinos conseguiram empatar o jogo e levar a partida para o quinto quarto.
No último quarto decisivo, a equipe liderada por Léo Figueiró conquistou a vitória por apenas um ponto de diferença, em um lance livre convertido por Mathias quando faltava apenas um segundo para o término do jogo. O placar final foi de 80 a 79. Mathias teve a chance de marcar o segundo ponto, mas não teve sucesso. O Caxias ainda tentou um arremesso de três pontos no rebote, porém sem êxito.
O próximo desafio do Vasco no NBB será no domingo (21), às 11h (horário de Brasília), contra o Minas, terceiro colocado no campeonato. Será mais uma oportunidade para a equipe cruzmaltina buscar a sua recuperação na competição.




