Os ônibus do Rio de Janeiro estão passando por uma nova padronização visual, com o amarelo como cor predominante, seguindo o mesmo padrão dos BRTs e táxis da cidade. A mudança será apresentada neste sábado, em um evento promovido pela prefeitura, onde os primeiros coletivos com a nova identidade visual serão entregues. A determinação da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) é que todos os veículos adquiridos pelos vencedores da futura licitação sigam o novo layout, trazendo de volta a padronização visual dos ônibus da capital fluminense.
Anteriormente, cada viação tinha liberdade para adotar sua própria identidade visual, mas agora a regra será que todos os novos coletivos tenham o amarelo como a cor principal, seguindo o padrão dos consórcios Intersul (amarelo), Internorte (verde), Trancarioca (azul) e Santa Cruz (vermelho), estabelecido em 2010. Até mesmo os atuais operadores podem adotar o novo padrão, desde que possuam uma frota completa de veículos novos. A empresa Sancetur, que opera como Sou Rio, na Zona Oeste, já adquiriu cem coletivos zero quilômetro com a nova configuração.
O amarelo é uma cor marcante na cidade do Rio de Janeiro, presente não apenas nos ônibus, BRTs e táxis, mas também nos uniformes da futura Força Municipal, com detalhes e identificação em amarelo. A cor amarela é um elemento importante da identidade visual da cidade, reconhecido também nos táxis cariocas com sua estampa característica. A padronização visual dos ônibus convencionais seguirá o padrão dos BRTs, com a ideia de facilitar a identificação visual pelos usuários.
Para Maurílio Soares, mestre em Artes e designer gráfico, a facilidade de comunicação com os usuários deve ser prioridade nos projetos de design dos ônibus. Ele ressalta a importância das cores na identificação dos veículos e a necessidade de uma diferenciação cromática na parte frontal dos ônibus para facilitar a identificação à distância. A nova padronização visual dos ônibus trará faixas coloridas representativas de cada região da cidade, complementadas por detalhes que ilustram pontos turísticos famosos do Rio de Janeiro.
Com a mudança de cores e identidade visual, alguns usuários expressam preocupações com a possível dificuldade na identificação, pois muitos passageiros escolhem os ônibus pela cor, especialmente os idosos. No entanto, a expectativa é de que a nova padronização traga uma identidade visual mais harmônica e facilite a comunicação com os usuários. A busca pela melhoria do serviço de transporte público é essencial para garantir uma experiência positiva para os passageiros, independentemente das mudanças visuais nos veículos.




