O que Memphis teve para não treinar com o Corinthians antes da final
Atacante holandês, que não é problema para o jogo de domingo, no Rio de Janeiro, vai igualar temporada com mais partidas da carreira no Timão, em ano com seis lesões
Memphis se irrita ao ser substituído em Corinthians x Vasco pela final da Copa do Brasil [https://s02.video.glbimg.com/x240/14189749.jpg]
A substituição de Memphis Depay na final da Copa do Brasil [https://ge.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2025/12/17/memphis-sai-de-campo-irritado-com-substituicao-na-final-da-copa-do-brasil-entre-corinthians-e-vasco.ghtml] virou polêmica, não só pela reação de descontentamento do atacante do Corinthians [https://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/], mas também pela justificativa que o técnico Dorival Júnior deu ao explicar a troca.
O atacante não treinou nos dias anteriores ao primeiro jogo da decisão devido a um controle de carga, em uma decisão tomada conjuntamente pela comissão técnica e pela preparação física, conforme apurado pelo ge. O holandês não teve uma lesão diagnosticada e, provável titular no domingo, irá igualar o maior número de jogos disputados em uma temporada na carreira.
Na entrevista coletiva após o empate em 0 a 0 na Neo Química Arena [https://ge.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2025/12/18/dorival-reconhece-corinthians-mal-em-final-explica-trocas-e-pondera-nem-tudo-esta-perdido.ghtml], Dorival disse que Memphis não treinou nos dois dias de atividades entre a semifinal contra o Cruzeiro e o primeiro jogo contra o Vasco e alegou que o substituiu no fim do segundo tempo para preservá-lo fisicamente, de olho no duelo da volta, no Maracanã, no próximo domingo, às 18h (de Brasília).
Memphis vem de um edema ósseo no joelho esquerdo que o tirou de três partidas do Campeonato Brasileiro. Ele retornou na última rodada, entrando no segundo tempo contra o Juventude. Começou como titular na primeira partida contra o Cruzeiro, mas saiu antes do fim, e jogou o tempo inteiro na volta, que terminou com uma disputa de pênaltis. Contra o Vasco, se irritou ao ser substituído aos 38 minutos do segundo tempo. Além do problema recente no joelho, Memphis sofreu outras cinco lesões ao longo de 2025. Ainda assim, ao entrar em campo no próximo domingo, o jogador fará a temporada com mais partidas na carreira, igualando 2017/2018 pelo Lyon, da França, quando também disputou 51 jogos.
O calendário apertado neste ano e a sequência de quatro partidas decisivas da Copa do Brasil em um período de 11 dias fizeram o elenco corintiano chegar desgastado fisicamente ao fim da temporada. O volante Raniele, o meia Rodrigo Garro e o atacante Yuri Alberto também tiveram problemas musculares nas últimas semanas e não chegaram 100% fisicamente para a decisão.
Com o confronto decisivo da Copa do Brasil no Maracanã, o clube fechará a temporada de 2025 com 74 partidas disputadas, superando os anos anteriores e igualando 2019 e 2012. Contando os 73 jogos já realizados, o Timão tem 34 vitórias, 19 empates e 20 derrotas – aproveitamento de 55,25%. O Corinthians [https://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/] disputou cinco competições na temporada: depois do título do Paulistão, deixou a Sul-Americana na fase de grupos, caiu na terceira fase da pré-Libertadores, terminou o Brasileirão com a 13ª colocação e chegou à final da Copa do Brasil.




