De agricultor a dirigente: por onde andam os campeões da Copa do Brasil de 2011 pelo Vasco?
Time relacionado para decisão contra o Coritiba conta com três atletas ainda em atividade; confira
Voz do Setorista: Tchê Tchê será o amuleto que o Vasco precisa para ser campeão?
Depois de 14 anos, o torcedor do Vasco terá novamente o gosto de disputar uma final de Copa do Brasil, neste domingo, às 18h, no Maracanã, diante do Corinthians. As lembranças da última decisão são bastante positivas, com o primeiro título do clube na competição, depois de bater o Coritiba na final.
Por onde andam os jogadores que disputaram a finalíssima no Couto Pereira? De dirigente do próprio clube carioca a até agricultor, o de relembre as carreiras e o que se passou na vida dos atletas que foram titulares naquele confronto e outros destaques do elenco. Confira abaixo:
**FERNANDO PRASS**
Depois do título, o goleiro ainda passou mais uma temporada no Vasco antes de assinar com o Palmeiras, clube pelo qual jogou por sete anos e se tornou ídolo. Prass aposentou-se em 2020, no Ceará, e, atualmente, é comentarista esportivo do Grupo Globo.
**ALLAN**
Um dos três jogadores remanescentes daquele elenco que ainda segue em atividade. Cria das categorias de base do Vasco, o volante, à época com 20 anos, atuava com frequência no time de Ricardo Gomes como lateral-direito e foi titular no jogo do título no Couto Pereira. Allan teve carreira de sucesso na Europa, com longos anos no Napoli, da Itália, e passagens por clubes como Everton e Udinese. Voltou ao futebol brasileiro em 2024 para defender as cores do Botafogo, foi campeão da Libertadores e segue no clube rival, com contrato até o fim de 2026.
**ANDERSON MARTINS**
O zagueiro formou uma das grandes duplas de zaga do Vasco no século 21 com Dedé e caiu nas graças do torcedor. Depois de anos no Catar e passagem por Corinthians, Anderson Martins retornou ao clube carioca em 2017 e foi titular no time que garantiu classificação à Libertadores pela última vez desde então. Seu último clube foi o CSA, em 2022. Desde então, o ex-jogador é focado em sua empresa no ramo de construção civil em Fortaleza.
**DEDÉ**
Um dos grande xodós daquele time do Vasco, Dedé ficou no clube até o início de 2013, quando transferiu-se para o Cruzeiro. Por lá, também teve bastante sucesso, com títulos do Brasileirão de 2013 e 2014 e da Copa do Brasil de 2017 e 2018. As graves lesões atrapalharam voos mais altos da promissora carreira do ex-jogador, que pendurou as chuteiras após passagem curta pelo Athletico-PR, em 2022. Atualmente, Dedé também trabalha como comentarista esportivo.
**RAMON**
Depois de ser campeão com o Vasco, Ramon transferiu-se para o Corinthians, ainda em 2011. Teve passagens por Flamengo e pelo futebol turco, antes de voltar ao time de São Januário, em 2017. Assim como Anderson Martins, foi peça importante na campanha daquele ano que recolocou o Vasco na Copa Libertadores. Pendurou as chuteiras em 2018 e, atualmente, trabalha como comentarista esportivo do Grupo Globo.




