Brasil: Tribunal rejeita apelação de Bolsonaro

brasil3A-tribunal-rejeita-apelacao-de-bolsonaro

No Brasil, o Supremo Tribunal rejeitou a apelação do ex-presidente Jair Bolsonaro, atualmente preso, contra sua condenação por tentativa de golpe. Segundo um documento do tribunal consultado pela agência de notícias AFP, o juiz líder Alexandre de Moraes considerou a apelação inadmissível. Quatro dos cinco juízes votaram a favor da condenação. Em setembro, o tribunal condenou o ex-presidente de extrema direita a mais de 27 anos de prisão por um golpe planejado.
Em novembro, o ex-presidente de 70 anos iniciou sua pena de prisão. Bolsonaro, que governou o Brasil de 2019 a 2022, foi considerado culpado por liderar uma ‘organização criminosa’ que pretendia reverter sua derrota nas eleições de 2022 para o atual presidente de esquerda Luiz Inácio Lula da Silva.
O Supremo Tribunal concluiu que Bolsonaro incitou seus seguidores a invadir o Supremo Tribunal, o Palácio do Planalto e o Congresso na capital Brasília em 8 de janeiro de 2023. Centenas de apoiadores de Bolsonaro invadiram os prédios na época, causando sérios danos. As cenas de violência lembraram o ataque dos seguidores do então ex-presidente dos EUA, Donald Trump, ao Capitólio em Washington dois anos antes.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp