Em fim de contrato, Léo Duarte não descarta volta ao Brasil e elogia Flamengo: “Não é surpresa”.
Zagueiro de 29 anos defende o Basaksehir desde o início de 2021 e cogita retorno ao país onde nasceu: “O Campeonato Brasileiro é muito atrativo”.
Léo Duarte deixou o Brasil em 2019 em venda de valores significativos para um zagueiro, custou quase R$ 50 milhões ao Milan. Em 2021, mudou-se para a Turquia, passou a defender o Basaksehir e virou peça-chave do clube. A seis meses do fim de contrato, divide-se entre continuar em um país que gosta ou apostar em um retorno ao Brasil, onde teve início promissor no Flamengo, mas saiu muito jovem, aos 23 anos.
Para falar a verdade, eu fico até meio dividido, porque minha família gosta muito do clube, da cidade, e o pessoal também, é recíproco. O presidente e o staff gostam muito de mim, eu gosto muito deles também. E, faltando esses seis meses de contrato, eu tenho vontade ainda de voltar para o Brasil, de poder performar, jogar bem. Eu acho que posso. Fico dividido, mas claro, se aparecer algum projeto bom do Brasil, eu vou pensar com carinho e deixar as portas abertas. Tem possibilidade de voltar, sim.
Na última janela, o Vasco negociou com Léo Duarte, mas a transferência não se concretizou. Jogar a Série A do Campeonato Brasileiro está nos planos, e o nível da competição seduz o atleta de 29 anos.
A falta de visibilidade na Turquia, ainda mais não estando em um dos três gigantes do futebol local – Fenerbahçe, Galatasaray e Besiktas -, também é uma questão. Estou aqui há cinco anos. Depois de dois anos ali, três anos, eu acho que a vida de todo atleta começa a cair. E eu sinto que o meu auge ninguém pôde ver. Porque, como é uma liga fechada, pouca gente assiste, é algo (visibilidade) mais local, então o meu futebol mesmo pouca gente pôde conhecer. Eu tenho essa vontade de poder provar alguma coisa ainda, poder disputar campeonato, fazer bons jogos, para poder um pouco ser visto também, mas está nas mãos de Deus.
A última vez que Léo esteve na vitrine foi com a camisa do Flamengo, onde atuou profissionalmente de 2016 a 2019. Apesar de ter saído no “ano mágico” rubro-negro, o atleta é campeão da Libertadores e do Brasileiro por ter sido titular no início de ambas as campanhas.
Além da negociação com o Vasco, Léo Duarte também recebeu sondagens de outros clubes brasileiros, como o Fluminense, que acabou de ver Thiago Silva após rescisão de contrato. O Monstro, aliás, é uma das referências do ex-flamenguista.




