Pernambuco anuncia ponto facultativo nas vésperas do Natal e do ano novo
O governo do Estado de Pernambuco decretou ponto facultativo para os dias 24, 26 e 31 de dezembro, considerando a proximidade com o Natal e o réveillon. A decisão foi oficializada na edição do Diário Oficial do Estado deste sábado (20). A medida também engloba a sexta-feira (26) entre as datas festivas.
O ponto facultativo abrange as repartições públicas estaduais e entidades da administração direta e indireta, com exceção dos serviços essenciais, como os da área da saúde, que permanecerão em funcionamento para garantir o atendimento à população durante esse período.
Nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, que são feriados, também não haverá expediente nas repartições públicas. É importante ressaltar que a decisão visa promover o descanso dos servidores públicos estaduais e possibilitar a celebração das festividades de fim de ano em família.
A redação do DE contatou a prefeitura do Recife para esclarecer se o município seguirá a mesma orientação de ponto facultativo, no entanto, até o momento da última atualização desta reportagem, não houve retorno por parte do órgão municipal. É possível que a prefeitura também se pronuncie sobre a adoção dessa medida em breve.
O Palácio do Campo das Princesas, que é a sede do governo de Pernambuco, servirá como referência nesse período de ponto facultativo, com as atividades administrativas sendo retomadas após o feriado de Ano Novo. Portanto, é importante que a população e os servidores estejam cientes das datas em que os órgãos públicos estarão fechados, para evitar possíveis transtornos ou deslocamentos desnecessários.
Essa decisão do governo do Estado tem o intuito de proporcionar aos funcionários públicos a oportunidade de desfrutar dessas datas festivas com seus familiares e entes queridos, promovendo o bem-estar e a integração social. Além disso, incentiva a celebração do Natal e do Ano Novo de forma mais tranquila e proveitosa para todos os cidadãos pernambucanos.
A iniciativa de decretar o ponto facultativo nas vésperas do Natal e do Ano Novo reflete o compromisso do governo de Pernambuco em valorizar o servidor público e propiciar condições adequadas para o desempenho de suas funções, ao mesmo tempo em que reconhece a importância dessas datas comemorativas para a sociedade como um todo. Com isso, espera-se que a população possa desfrutar desses momentos de confraternização de maneira mais tranquila e segura.




