O mais recente levantamento do PoderData revelou que 39% dos brasileiros consideram o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva pior do que o do ex-presidente Jair Bolsonaro. Em contrapartida, 38% dos entrevistados afirmaram que a gestão do petista é melhor do que a do ex-mandatário, enquanto 22% classificam as administrações como iguais. Um percentual baixo de 1% não soube ou não respondeu.
A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 15 de dezembro e ouviu 2.500 pessoas em todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
O índice de pessoas que avaliam o governo de Lula como pior do que o de Bolsonaro teve um leve aumento de um ponto percentual em comparação com a última rodada do levantamento feita em setembro. Por outro lado, a porcentagem daqueles que preferem a gestão atual do presidente se manteve estável no mesmo período.
A divergência de opiniões evidenciada pela pesquisa reflete a polarização política que marca o cenário atual do Brasil. Os resultados indicam que há uma divisão significativa na percepção dos brasileiros quando se trata de avaliar os governos recentes do país.
É interessante observar que fatores como a conjuntura econômica, políticas públicas adotadas, escândalos de corrupção e visões ideológicas são alguns dos elementos que podem influenciar nas opiniões e preferências dos entrevistados em relação aos governos de Lula e Bolsonaro.
Diante desses dados, fica evidente a complexidade das percepções políticas da população brasileira e a importância de se analisar a fundo as razões por trás das preferências e avaliações feitas em relação aos líderes políticos do país.




