A deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) destacou a importância de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumir uma agenda priori… mais na discussão do combate ao crime e precisa encampar uma bandeira na área. Pesquisa da Quaest em novembro revelou que 38% dos brasileiros consideram a segurança pública o principal problema do país, maior número no recorte histórico do instituto.
Uma megaoperação deflagrada contra o Comando Vermelho, que resultou em 121 mortos no Rio de Janeiro, teve amplo apoio popular apesar de críticas de Lula e setores do PT. Governadores de oposição se reuniram para abordar o tema que mais desgasta o governo federal até 2026.
Tabata defende um projeto da centro-esquerda que equilibre erradicação da pobreza, responsabilidade fiscal e políticas de combate ao crime ‘sem lugar para ideologia.’ A deputada também se mostra a favor do monitoramento da evolução das metas do Plano Nacional de Educação por município, estado e nação, assim como da responsabilização dos gestores. Ela é contra o ensino domiciliar e a liberação de vouchers, destacando a importância de regulamentar a área da educação.
Tabata Amaral expressou sua preocupação com a necessidade de proteger as crianças de violência e abusos nas redes sociais, defendendo a regulação das plataformas. Ela também abordou a importância do investimento em saúde mental para prevenir casos de suicídio em crianças e adolescentes. A deputada ressaltou a necessidade de enfrentar a polarização política e buscar soluções que realmente funcionem para os desafios do país.




