Aprovação do reajuste salarial para os servidores municipais de Belo Horizonte foi o destaque da última sessão da Câmara Municipal da capital mineira. O Projeto de Lei 395/2025, que prevê um aumento de 2,49%, foi aprovado por unanimidade com 39 votos favoráveis. A proposta, enviada pela Prefeitura de Belo Horizonte, abrange servidores e empregados públicos da administração direta e indireta da cidade.
O texto aprovado define critérios e valores para cada cargo e função, além de fazer alterações nas regras de progressão de servidores da área da saúde, como médicos, enfermeiros, agentes sanitários e técnicos de saúde. Foi ressaltado que a proposta foi fruto de um acordo com sindicatos, beneficiando aproximadamente 70% das categorias do serviço público municipal.
A previsão é de que o impacto financeiro para o orçamento do município em 2026 seja de R$ 173 milhões, e para o ano seguinte, de R$ 347 milhões. Sendo assim, a medida não só beneficia os servidores, mas também proporcionará um ajuste nas contas da cidade de Belo Horizonte. Agora, o projeto aguarda a sanção do prefeito Álvaro Damião, do partido União Brasil, para que entre em vigor a partir do próximo ano.
A iniciativa recebeu amplo apoio dos vereadores da Câmara Municipal de Belo Horizonte, que reconheceram a importância de valorizar e garantir melhores condições de trabalho para os servidores municipais. Desta forma, a aprovação do reajuste salarial vem de encontro com a valorização do funcionalismo público e o reconhecimento do papel desempenhado por esses profissionais na promoção do bem-estar da população.
Com essa medida, o cenário se torna mais favorável para os servidores municipais de Belo Horizonte, que poderão contar com um reajuste salarial digno e condizente com suas atribuições e responsabilidades. A expectativa é de que a valorização do funcionalismo público contribua para a melhoria dos serviços prestados à comunidade, tornando a cidade ainda mais eficiente e acolhedora para os seus cidadãos. O Diário do Estado acompanha de perto os desdobramentos dessa importante decisão para a capital mineira.




