Caixas de som em postes perturbam moradores do Riacho Fundo 1; Ibram e DF Legal prometem fiscalizar e retirar equipamentos

caixas-de-som-em-postes-perturbam-moradores-do-riacho-fundo-13B-ibram-e-df-legal-prometem-fiscalizar-e-retirar-equipamentos

Caixas de som são amarradas em postes e propaganda alta incomoda moradores no Riacho Fundo, no Distrito Federal. Vizinhos relatam anúncios em volume alto desde a manhã até a noite; Ibram e DF Legal dizem que vão fiscalizar e retirar os equipamentos.

Moradores do Riacho Fundo 1, no Distrito Federal, denunciam a instalação irregular de caixas de som em postes da avenida central da região. Elas divulgam propagandas em alto volume desde às 8h50 até às 19h. A equipe da TV Globo esteve na avenida comercial do Riacho Fundo 1 e contou 16 caixas de som instaladas em postes. Os equipamentos ficam entre lojas, de frente para apartamentos e próximos a áreas residenciais.

Segundo vizinhos do local, o barulho ocorre diariamente, inclusive nos fins de semana, e tem afetado o descanso e a rotina dos moradores. Um deles, que preferiu não se identificar por medo de retaliações, afirma que vizinhos já foram intimidados após reclamar do barulho. “Às vezes, você quer dormir até mais tarde e não consegue. Para ouvir a televisão, precisa aumentar. Para conversar, tem que falar mais alto. Você não consegue ouvir… Você não consegue ter um silêncio, entendeu?”, contou o morador.

Segundo ele, ao procurar a Administração do Riacho Fundo, ele foi informado de que já existem pelo menos 18 protocolos de reclamações registrados por moradores incomodados com as caixas de som ao longo da avenida. Procurada pela reportagem, a Administração informou que a empresa responsável pelas caixas de som não tem autorização para instalar os equipamentos. Segundo o órgão, um documento foi encaminhado ao DF Legal solicitando a fiscalização e a retirada das caixas.

Em nota, o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) informou que a utilização de caixas de som voltadas para áreas residenciais é proibida. O órgão afirmou que a equipe de fiscalização realizará a autuação e determinará a retirada do equipamento, e orientou que denúncias sejam feitas pelo telefone 162 ou pela plataforma ParticipaDF. A Secretaria DF Legal informou que enviou, de imediato, uma equipe de auditores fiscais ao endereço indicado para verificar a situação e que, caso a irregularidade seja constatada, as providências cabíveis serão adotadas. Por telefone, a empresa responsável pelas caixas de som preferiu não se manifestar.

Leia mais notícias sobre a região no DE.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp