Bombou no DE: Melhor cidade para se viver no Brasil se destaca por escolas, hospitais e coxinhas
O DE revisita histórias curiosas de 2025. Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, ficou em 1º lugar no ranking de melhor município para se viver no Brasil. Conheça a vida na cidade.
Gavião Peixoto (SP), com 4.797 habitantes, ficou em 1º lugar no ranking de melhor cidade para se viver no Brasil. O DE conversou com moradores para saber os motivos que levaram o local a ganhar esse posto. (Spoiler – a região tem escola com vaga, hospital sem fila e coxinhas gigantes).
Ao longo de dezembro, o DE revisita as histórias mais malucas – e reais – publicadas em 2025. Em pesquisa divulgada em maio, Gavião obteve pontuação de 73,6 em uma escala de 0 a 100, considerando 57 indicadores sociais e ambientais, comparados aos de 5.570 municípios brasileiros. Esse índice é separado em três grupos principais: Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos do Bem-Estar e Oportunidades.
Gavião Peixoto está em 1º no ranking de qualidade de vida no país. Esse é o segundo ano consecutivo que a cidade alcança o topo do ranking do Índice de Progresso Social, o IPS Brasil 2025.
A qualidade da educação dos filhos e o sossego de morar em uma cidade pequena são os fatores que atraíram a babá Priscila da Silva Pereira, de 23 anos, para o município. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 98,7% das crianças e dos jovens entre 6 e 14 anos estão matriculados em escolas da cidade. A evasão escolar é praticamente nula e não há fila de espera nas escolas, como afirmado pela prefeitura.
A comerciante Teresinha Santos de Camargo, conhecida como Bel da Coxinha, destaca a agilidade e facilidade do atendimento médico em Gavião. A cidade oferece diversas especialidades médicas e facilita o acesso a consultas. A cidade conquista os moradores pela qualidade do serviço de saúde e pela tranquilidade de viver em um local acolhedor.
Uma curiosidade sobre Gavião Peixoto é que não há maternidade na cidade, as crianças nascem em Araraquara. Mesmo assim, todas são registradas como gavionenses. O pré-natal de baixo risco é feito na Unidade Básica de Saúde, em conjunto com equipes de atenção primária. Para casos de alto risco, as gestantes são encaminhadas para o serviço de referência em Araraquara.
O casal Rodrigo Mariano e Gabriele Aparecida Golveia exalta o acolhimento e a qualidade de vida em Gavião. O local atrai moradores e visitantes com suas belezas naturais e oportunidades de lazer. A cidade, que tem sua economia baseada na agricultura, se destaca pelos eventos culturais e shows de artistas renomados. Gavião Peixoto oferece qualidade de vida, infraestrutura e oportunidades para seus moradores, tornando-se um lugar especial para se viver e se conectar com a comunidade local.




