Pesquisas Datafolha: 40% dos eleitores se consideram Petistas, enquanto 34% são Bolsonaristas. Maioria retoma entre os grupos políticos.

pesquisas-datafolha3A-4025-dos-eleitores-se-consideram-petistas2C-enquanto-3425-sao-bolsonaristas.-maioria-retoma-entre-os-grupos-politicos

Novas Pesquisas Datafolha mostram que 40% dos eleitores se consideram Petistas e 34% se identificam como Bolsonaristas. Esses números refletem uma pequena mudança em relação à pesquisa anterior, onde o percentual de petistas subiu dentro da margem de erro de dois pontos, enquanto o percentual de bolsonaristas teve uma leve queda, também dentro da margem. Com isso, os Petistas retomaram a posição de maioria entre os grupos políticos.

Em agosto, ambos os grupos estavam praticamente empatados, no entanto, os dados da pesquisa mais recente indicam que a diferença entre eles não caracteriza mais um empate, e os Petistas voltaram a ser maioria. Mesmo com as oscilações dentro da margem de erro, a tendência indica um maior número de eleitores se identificando com o PT em comparação com o PL.

De acordo com a pesquisa divulgada, 18% dos entrevistados se declararam neutros em relação aos dois grupos, 6% afirmaram não apoiar nenhum deles e 1% não soube responder. Com isso, 74% da população se alinha com algum dos grupos políticos mencionados, enquanto em julho esse número era de 76%, indicando uma pequena variação dentro da margem de erro.

A metodologia aplicada na pesquisa envolveu a coleta de dados entre os dias 2 e 4 de dezembro, com 2.002 pessoas maiores de 16 anos, em 113 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pergunta feita foi: “considerando uma escala de 1 a 5, onde 1 representa ser bolsonarista e 5 ser petista, em qual número você se identifica?”. Aqueles que responderam “um” ou “dois” foram classificados como bolsonaristas, enquanto “quatro” ou “cinco” como petistas, e “três” como neutros.

Os resultados da pesquisa refletem uma tendência na preferência política dos eleitores brasileiros, com o PT retomando o posto de maioria em relação ao PL. É importante observar que as oscilações dentro da margem de erro podem indicar uma flutuação nos números, mas a diferença entre os grupos mostra uma mudança na inclinação dos eleitores em direção ao partido de Lula em comparação com o partido de Bolsonaro. Esses dados são relevantes para entender as preferências políticas da população e as possíveis tendências para o cenário eleitoral futuro.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp