Por que o Flamengo aposta em mais protagonismo de Samuel Lino em 2026
Maior contratação da história do clube, atacante viveu de tudo em 2025: foi campeão da Libertadores e do Brasileirão, fez gol do título e enfrentou cobranças da torcida
Maior contratação da história do Flamengo, Samuel Lino completa cinco meses como jogador do clube no fim deste mês. O recorte ainda é pequeno, mas o atacante já viveu muito com a camisa rubro-negra: foi campeão da Libertadores e do Brasileirão, fez gol do título e enfrentou cobranças da torcida.
As críticas são pela oscilação do jogador de 26 anos, que teve início promissor no clube, brilhou na goleada sobre o Vitória, pelo Brasileirão, com dois gols e três assistências, mas depois viveu jejum de 14 jogos sem marcar. Qual a avaliação do Flamengo sobre a temporada de Lino?
Dentro do clube, pelos treinos e características, ninguém tem dúvidas do potencial do atacante para ir além em 2026. O Flamengo acredita que Lino é um jogador que sobra no futebol brasileiro e projeta um atleta mais ambientado ao clube, à torcida e ao estilo de jogo no ano que vem.
A oportunidade de fazer uma pré-temporada completa com o grupo, sendo submetido a um plano individual de desenvolvimento, é visto como ponto primordial para a estabilidade que os rubro-negros cobram de Lino. Pessoalmente, o jogador sentiu a pressão com as críticas dos torcedores e perdeu confiança com o passar dos jogos. Ele entende que pode e vai render mais.
Para a comissão técnica, o rendimento em 2025 já foi bom. Tanto que Lino virou titular absoluto da ponta esquerda do Flamengo. O treinador Filipe Luís sempre diz que o campo fala e os treinos dão direcionamento para suas escolhas. O campo falou bem sobre o atacante, que atuou em 31 dos 33 jogos que o time fez desde que ele chegou, tendo sido titular em 25 deles.
Samuel Lino foi anunciado pelo Flamengo no dia 29 de julho. Dois dias depois estava em campo, no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, contra o Atlético-MG. Entrou muito bem no segundo tempo e fez um “inferno” na defesa adversária. A oscilação de um jogador que não fez pré-temporada e precisou se adaptar a um modelo de jogo novo e a uma pressão que não existia na Europa é normal, na avaliação do clube.
A reta final da temporada mostrou um novo caminho para Lino em 2026. O gol da vitória por 1 a 0 sobre o Ceará, que valeu o título brasileiro, deu confiança ao atacante, que tem características únicas no elenco. Um jogador que dribla, vai bem no espaço curto e que, por essa ousadia, vai errar mais. O Flamengo entende que é preciso ter paciência.
Neste fim de ano, Samuel Lino tem aproveitado as férias para se dedicar ao seu projeto social, em São Bernardo do Campo, no interior de São Paulo. O atacante mantém os cuidados com o corpo para se apresentar em alto nível ao Flamengo, que planeja retomar os treinos a partir do dia 14 de janeiro.




