Aparecida: Estudantes se preparam para o Enem 2019

Alunos da rede pública de Aparecida de Goiânia participaram de uma aula temática preparatória para o Exame Nacional do Ensino Médio. A aula faz parte do projeto Juventude Enem promovido pela Secretaria Executiva de Juventude de Aparecida de Goiânia, e foi realizada neste sábado (21) no CEU das Artes Orlando Alves Carneiro no setor Cidade Vera Cruz.

Segundo o secretário executivo de Juventude, Hanleryo Arantes, as aulas são ministradas por professores renomados em Goiás. “Essa é uma aula com várias disciplinas juntas e hoje os temas são a chegada do homem à lua que completa 50 anos neste sábado, a Guerra Fria e Tecnologia Associadas. Nesse contexto a gente aborda física e geografia”, comentou ele.

Hanleryo explica que o Enem tem cobrado dos alunos várias disciplinas em uma questão. “Estamos estimulando os estudantes a interpretar questões interdisciplinares”, declara. Além do modelo de aula temáticas, também serão realizados no projeto Juventude Enem aulões mensais, simulados, aulas específicas, teleaulas e podcasts de até cinco minutos.

“Nosso objetivo é preparar os estudantes de Aparecida, que não têm condições de pagar por um cursinho particular, para a realização das provas Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Desta forma, com as aulas gratuitas, eles se sentirão mais aptos para disputar uma vaga em universidade”, sublinhou o secretário de Juventude.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Mergulhadores retomam buscas na ponte entre Maranhão e Tocantins

Mergulhadores da Marinha e do Corpo de Bombeiros retomaram, na manhã deste sábado, 28, a busca por desaparecidos após a queda da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, na BR-226, entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA). O trabalho foi suspenso ontem, 27, devido ao risco de desabamento do que sobrou da estrutura da ponte, que caiu no último domingo, 22.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou que, após a chegada e instalação de equipamentos de precisão, verificou-se estabilidade na estrutura existente, permitindo a retomada dos trabalhos de busca. “Ressaltamos que o monitoramento da estrutura está sendo feito de forma contínua”, afirmou a autarquia.

As ações estão sendo feitas por equipes de mergulho em uma profundidade que varia de 20 a 60 metros.

A Petrobras e a Transpetro disponibilizaram um robô e equipes técnicas para ajudar nas buscas por vítimas da tragédia. Novos equipamentos da Marinha também chegaram nesta sexta-feira, 27, entre os quais, uma câmara hiperbárica e o regulador de mergulho independente, que tem o suprimento de ar feito por mangueiras que chegam à superfície. Com isso vai ser possível realizar o trabalho por um período maior.

São nove os mortos e oito os desaparecidos com o colapso da ponte. Uma pessoa foi resgatada com vida.

Hoje, a Marinha corrigiu o número de mortes, informando que, após a identificação do corpo encontrado no final do dia de ontem, 27, foi concluído que se tratava de uma das pessoas desaparecidas após a queda da ponte.

Na quinta-feira, 26, os mergulhadores localizaram os caminhões que transportavam agrotóxicos e ácido sulfúrico a uma profundidade de cerca de 35 metros no Rio Tocantins. A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) emitiu um parecer técnico de que não há risco de contaminação da água e informou que testes continuarão sendo realizados.

O Dnit informou que uma força-tarefa se encontra na região em apoio à população, com a contratação de balsas para a travessia do rio, e no trabalho de apuração das causas da queda da estrutura. O governo federal destinará mais de R$ 100 milhões para as obras de recuperação e retirada dos escombros.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp