A previsão para esta sexta-feira no Rio de Janeiro é de muito calor, com os termômetros podendo chegar a 40ºC. Essa onda de calor está sendo causada pela atuação de um sistema de alta pressão no Sudeste, que está intensificando uma massa de ar quente na região. Papai Noel pode ter trazido um presente inesperado para os cariocas, que terão que lidar com dias escaldantes nos próximos dias. No entanto, a boa notícia é que essa situação deve mudar na próxima semana, com a chegada de chuvas, inclusive no réveillon.
Na última quinta-feira, a temperatura máxima registrada foi de 40,1ºC, o valor mais alto desde outubro. A previsão é que os termômetros atinjam os 40ºC também no domingo, com mínimas previstas de 39ºC no sábado e na segunda-feira. O meteorologista Guilherme Alves explica que o calor intenso está sendo potencializado pelo bloqueio atmosférico causado pela alta pressão, mas que esse fenômeno deve perder intensidade na próxima semana, com a chegada de chuvas isoladas.
O site Climatempo projeta sol com muitas nuvens e pancadas de chuva na tarde do dia 31, com possibilidade de temporal na última noite do ano. Já no dia 1º de janeiro, o céu pode ficar nublado e chuvas pela manhã, com chances de temporal a partir da primeira tarde do ano. Os termômetros devem variar entre 24ºC e 31ºC, marcando o início de um novo ano com temperaturas mais amenas comparadas aos dias anteriores.
Desde a última quarta-feira, o Rio está classificado como nível 3 de calor, apresentando altos índices de temperatura, entre 36ºC e 40ºC, com previsão de permanência por pelo menos três dias consecutivos. Essa onda de calor é um reflexo do sistema de alta pressão que está atuante na região do Sudeste, intensificando o ar quente e elevando as temperaturas. Com a chegada de chuvas na próxima semana, a tendência é que o calor intenso seja amenizado, trazendo alívio para os cariocas após dias de muito calor.




