Natal especial: mulher diagnosticada com câncer de mama celebra última quimioterapia e ganha peruca com cabelo humano
Última sessão de quimioterapia de Maria das Dores, de 66 anos, deve ser feita nesta sexta-feira (26), um dia após o Natal, em Presidente Prudente (SP).
Paciente Maria das Dores Santos Gomes, de 66 anos, ao lado do padre Paulinho, da Igreja São Francisco — Foto: Maria das Dores/Arquivo pessoal
Para Maria das Dores Santos Gomes, de 66 anos, o Natal deste ano terá um significado especial. Em tratamento contra um câncer de mama em Presidente Prudente (SP), ela se prepara para a última sessão de quimioterapia, marcada para esta sexta-feira (26), e para a cirurgia, agendada para o início de fevereiro.
Ao DE, a paciente destacou a importância de uma peruca que recebeu do grupo voluntário do Hospital da Esperança (HE). Assim como ela, outras pacientes poderão receber o mesmo “presente”, pois uma apreensão de quase 600 quilos de cabelo humano será usada para a confecção dos acessórios.
“Descobri a doença em janeiro, com o doutor do postinho, que pediu um ultrassom da mama. No retorno, pediu uma mamografia, que foi mais rápida pelo grupo Amigas do Peito. Depois, ele me encaminhou para o Hospital de Esperança”, relembra.
Maria das Dores iniciou a quimioterapia em 25 de agosto no hospital, que é referência em tratamento oncológico no oeste paulista. “Na segunda sessão de quimioterapia, já começou a cair o cabelo. Eu tinha ele comprido”, relembra.
Durante o tratamento, primeiro ela recebeu um turbante do grupo voluntário Amigas do Peito. “Depois fiquei sabendo da peruca do hospital e me deram uma loira. Ganhei o corte e a pintura da peruca por uma amiga, que pintou igual à cor que eu pintava antes.
“Ficou igual meu cabelo e me senti mais confortável. A peruca trouxe autoestima elevada.”
Receita Federal de Presidente Prudente (SP) doou quase 600 kg de cabelos apreendidos ao HE — Foto: Reprodução/Receita Federal
CABELO APREENDIDO VIRA PERUCA
Em outubro, a Receita Federal destinou uma grande quantidade de cabelo humano apreendido ao Hospital da Esperança. A ação foi conduzida pelo delegado e auditor-fiscal Sérgio Lourenço Junior, em Presidente Prudente.
Ao todo, foram doados 598 kg de cabelo humano, avaliados em R$ 520 mil. A carga, vinda do Paraguai, tinha como destino a cidade de São Paulo, mas foi apreendida e destinada ao hospital para a confecção de perucas para pacientes em tratamento, em casos parecidos com o de Maria das Dores.
O primeiro lote, com 240 perucas confeccionadas gratuitamente pelo Projeto Fio da Alegria, foi entregue no dia 15 de dezembro. A expectativa é que toda a doação renda aproximadamente 1,2 mil perucas.
Segundo o Hospital da Esperança, a iniciativa amplia significativamente o alcance do projeto e beneficia centenas de pacientes.
Receita Federal de Presidente Prudente (SP) doou quase 600 kg de cabelos apreendidos ao HE — Foto: Reprodução/Receita Federal
Veja mais notícias no DE Presidente Prudente e Região
VÍDEOS: ASSISTA ÀS REPORTAGENS DA TV TEM
50 vídeos




