Filiações de Ciro Gomes e Roberto Cláudio agitam oposição no Ceará em 2025

filiacoes-de-ciro-gomes-e-roberto-claudio-agitam-oposicao-no-ceara-em-2025

Retrospectiva política: as filiações que movimentaram a oposição em 2025, no Ceará

DE Ceará publica série de vídeos sobre o que foi destaque no noticiário político estadual em 2025; oposição ganhou as filiações de Ciro Gomes (PSDB) e Roberto Cláudio (União).

Duas das filiações que mais repercutiram na política cearense em 2025 foram de nomes já conhecidos do eleitorado: o ex-governador Ciro Gomes e o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio. O terceiro vídeo da retrospectiva política do DE Ceará relembra a oficialização da entrada dos aliados em partidos da oposição ao Governo Elmano de Freitas (PT).

Ciro, em outubro deste ano, voltou a fazer parte dos quadros do PSDB, partido pelo qual foi eleito governador na década de 1990. A filiação dele foi acompanhada pelo nome tucano de maior expressão política no Ceará, o ex-senador e ex-governador Tasso Jereissati, e também por lideranças bolsonaristas do Estado.

Já Roberto Cláudio entrou no União Brasil em outubro. O evento de filiação, em Brasília, contou com a presença de líderes oposicionistas, incluindo o presidente estadual do partido e ex-adversário dele na disputa pela Prefeitura de Fortaleza em 2016, Capitão Wagner.

Em 2026, Ciro Gomes se filiou ao PSDB, enquanto Roberto Cláudio se filiou ao União Brasil. — Foto: Thiago Gadelha/SVM – Divulgação/União Brasil

Em 2026, Ciro Gomes se filiou ao PSDB, enquanto Roberto Cláudio se filiou ao União Brasil. — Foto: Thiago Gadelha/SVM – Divulgação/União Brasil

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp