Relembre as cirurgias de Bolsonaro desde a facada em 2018

relembre-as-cirurgias-de-bolsonaro-desde-a-facada-em-2018

Desde que sofreu o atentado em 2018, Jair Bolsonaro passou por uma série de cirurgias. A mais recente ocorreu na última quinta-feira (25), visando tratar uma hérnia inguinal. A equipe médica informou que o procedimento transcorreu sem problemas e o ex-presidente está em recuperação. Anteriormente, em abril do ano passado, Bolsonaro passou por uma laparotomia exploradora para lidar com aderências intestinais. As cirurgias de Bolsonaro incluem desde a emergência pós-atentado, com reconstrução do intestino e colostomia, até procedimentos como retirada de cálculo na bexiga e cirurgia de desvio de septo.

Ao longo do tempo, o ex-presidente enfrentou diversas complicações de saúde, tendo que passar por cirurgias de recuperação e tratamento. Em setembro de 2018, foi submetido a cirurgias de emergência após o atentado em Juiz de Fora. Desde então, passou por procedimentos para desobstrução do intestino, retirada da bolsa de colostomia e tratamento de hérnias. Os atendimentos cirúrgicos também incluíram demandas não diretamente relacionadas à facada, como a cirurgia para tratar doença do refluxo gastroesofágico e endoscopia.

A trajetória de cirurgias de Bolsonaro reflete não apenas as sequelas do atentado sofrido em 2018, mas também questões de saúde recorrentes. A retirada da bolsa de colostomia, a correção de hérnias e outras intervenções foram necessárias para garantir a qualidade de vida e bem-estar do ex-presidente. Após cada procedimento, Bolsonaro precisou de cuidados especiais de recuperação, incluindo fisioterapia e prevenção de complicações pós-operatórias.

O histórico de cirurgias de Bolsonaro desde a facada demonstra a importância da resposta rápida e eficaz da equipe médica diante de emergências. Cada procedimento, desde a cirurgia logo após o atentado até a mais recente para tratar a hérnia inguinal, foi fundamental para a saúde e recuperação do ex-presidente. Com os devidos cuidados e acompanhamento médico, Bolsonaro conseguiu superar os desafios decorrentes das cirurgias e seguir em sua jornada política e pessoal.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp