Passeios de barco gratuitos na Lagoa da Pampulha: aproveite!

passeios-de-barco-gratuitos-na-lagoa-da-pampulha3A-aproveite

A Lagoa da Pampulha, um dos principais cartões-postais de Belo Horizonte, vai começar a ter passeios turísticos de barco gratuitos a partir deste sábado (27). A navegação será feita na embarcação batizada de “Capivarã”, um catamarã com capacidade para 30 pessoas. Essa iniciativa faz parte das comemorações dos 128 anos da capital mineira e integra um projeto piloto que terá duração de três meses. Os interessados em participar podem retirar os ingressos pela internet.

Os passeios de barco na Pampulha foram proibidos em 1968 devido aos altos níveis de poluição na lagoa. No entanto, devido à melhora dos indicadores de qualidade da água, a retomada das atividades náuticas este ano será possível. O projeto foi anunciado em outubro e surge como resposta a uma determinação do Ministério Público Federal e do Ministério Público de Contas de Minas Gerais para a apresentação de propostas de recuperação do cartão-postal.

Os embarques serão realizados no Centro de Atendimento ao Turista – Álvaro Hardy (CAT Veveco), localizado na Avenida Otacílio Negrão de Lima, 855. Os passeios poderão ser agendados para este sábado (27) e domingo (28) em horários específicos. Por questões de segurança, é recomendado chegar ao local com antecedência mínima de 15 minutos. Em caso de mau tempo, os passeios poderão ser cancelados.

Durante a navegação, os turistas poderão contemplar os principais monumentos do Conjunto Moderno da Pampulha, como a Igreja de São Francisco de Assis, o Mineirão, o Mineirinho e a Casa do Baile. Os passeios terão duração mínima de uma hora e contarão com guias turísticos para oferecer informações históricas, culturais e ambientais. As embarcações estão equipadas com banheiro, água potável e sistema de som, sendo a contratação dos catamarãs feita por licitação.

A retomada dos passeios foi possível graças à melhora da qualidade da água na lagoa, resultado de ações de despoluição iniciadas em 2016. Atualmente, o espelho d’água apresenta índices de qualidade que variam de bom a ótimo. Para garantir a segurança da navegação, servidores da Guarda Municipal e da Diretoria de Manutenção de Bacias foram capacitados pela Capitania Fluvial de Minas Gerais. Eles concluíram um curso de formação para marinheiros fluviais auxiliares.

O Diário do Estado acompanha de perto os desdobramentos da retomada dos passeios de barco na Lagoa da Pampulha e destaca a importância desse projeto para a valorização do patrimônio histórico e cultural da região. Não deixe de aproveitar essa oportunidade única de desfrutar de momentos de lazer e conhecimento em um dos locais mais emblemáticos de Belo Horizonte. Garanta sua participação nos passeios gratuitos e desfrute de toda a beleza que a Pampulha tem a oferecer.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp