Vinhos Surpreendentes: do Espumante Tinto ao Malbec Branco. Descubra Essas Novidades!

vinhos-surpreendentes3A-do-espumante-tinto-ao-malbec-branco.-descubra-essas-novidades

Do espumante tinto ao Malbec branco: conheça 5 vinhos surpreendentes

Nem todo vinho parece o que é e esses rótulos vão mudar sua percepção.

O mundo dos vinhos é tão rico que existem rótulos que são verdadeiramente surpreendentes e capazes de ampliar o conhecimento sobre essa nobre bebida que há milhares de anos encanta a humanidade.

Por exemplo, quem disse que Malbec tem que ser um vinho tinto e não pode ser branco? Ou que, além dos espumantes brancos e rosés, existe também espumante tinto? Veja a seguir 5 vinhos surpreendentes.

Espumante tinto

2 de 6 Messas Extra Brut Tinto, o espumante que você não espera — Foto: Divulgação

Messas Extra Brut Tinto, o espumante que você não espera — Foto: Divulgação

O Messias Extra Brut é um espumante português tinto, elaborado com as uvas Baga e Touriga Nacional, o que dão a cor vermelho intenso ao vinho.

Apresenta aromas complexos com notas de frutos secos e em compota, com toques herbáceos. Em boca, é fresco e muito saboroso. A segunda fermentação ocorre em garrafa de acordo com o método tradicional, o mesmo do Champagne.

O grande diferencial dele é que, além de excelente sozinho, fica perfeito com o clássico leitão à Bairrada e outras carnes assadas. Deve ser tomado em temperatura entre 8 e 10ºC.

Malbec branco

3 de 6 Alma Inquieta White Malbec desafia o senso comum — Foto: Divulgação

Alma Inquieta White Malbec desafia o senso comum — Foto: Divulgação

A renomada vinícola argentina Alfredo Roca surpreendeu esse ano ao lançar um Malbec na versão branca. A célebre uva tinta foi vinificada sem a casca para evitar que a cor da fruta seja passada para o vinho. O resultado é o inusitado Alma Inquieta White Malbec.

É vinho com uma grande expressão aromática de notas frutadas, especialmente cítricas e de framboesa. Em boca, é bem refrescante, com excelente acidez e bom corpo.

Ao contrário do tradicional Malbec tinto que é perfeito com carnes grelhadas e assadas, o White Malbec acompanha peixes, frutos do mar, carnes brancas, massas com vegetais e saladas.

Vinho laranja

4 de 6 20.000 léguas, vinho laranja da Espanha — Foto: Divulgação

20.000 léguas, vinho laranja da Espanha — Foto: Divulgação

Essa é uma categoria de vinhos que está super em alta. Apesar do nome, o vinho laranja nada mais é do que um vinho branco com uma cor um pouco mais intensa, levemente alaranjada.

Essa cor é obtida do contato prolongado das cascas de uvas brancas com o mosto. A técnica confere também aromas e sabores diferentes de um vinho branco tradicional, como taninos que se parecem com os de um vinho tinto, além de notas de frutas tropicais, nozes e especiarias como zimbro.

Experimente o vinho laranja 20.000 Léguas, produzido na Espanha, com aromas de frutas tropicais, avelã, maçã e casca de laranja. Em boca, é equilibrado, com taninos aveludados e boa acidez. Vinho vegano e orgânico.

Vinho feito com uvas “passadas”

5 de 6 Château Doisy-Daëne Sauternes, um ícone de Bordeaux — Foto: Divulgação

Château Doisy-Daëne Sauternes, um ícone de Bordeaux — Foto: Divulgação

Na região de Bordeaux, na França, existe um estilo de vinho muito renomado elaborado com uvas que foram atacadas por um fungo chamado Botrytis cinérea, que se desenvolve apenas em condições climáticas peculiares. Os vinhos produzidos nessa sub-região de Sauternes são famosos no mundo inteiro e podem chegar a custar valores de quatro ou cinco dígitos.

Ficou curioso? Prove o Château Doisy-Daëne Sauternes, um vinho de sobremesa icônico e assinado pelo enólogo Denis Dubourdieu. Destaca-se por seus aromas de frutas brancas maduras, toques de mel e notas minerais, revelando-se incrivelmente equilibrado.

Prosecco sem bolhas

6 de 6 Voga Prosecco DOC Tranquilo, caso raro de Prosecco que não é espumante —
Foto: Divulgação

Voga Prosecco DOC Tranquilo, caso raro de Prosecco que não é espumante — Foto: Divulgação

Prosecco virou sinônimo de espumante italiano, mas nem todo Prosecco possui as tradicionais bolhas. Sim, porque Prosecco não indica um estilo de vinho, mas simplesmente uma região de produção, no nordeste da Itália. O fato é que o nome dessa área, por ser famosa na produção de espumante, virou sinônimo de espumante.

Mas a vinícola Voga surpreendeu ao lançar um Prosecco sem bolhas. É um vinho branco elaborado com a uva branca Glera na região do Prosecco. É perfeito sozinho, com antepastos e petiscos.

Adicione esses vinhos surpreendentes ao seu mix de produtos

Com um sistema logístico eficiente e capilar, que possibilita distribuição nacional, a importadora de vinhos Porto a Porto possui um portfólio com mais de 1 mil produtos enogastronômicos. Com sede em Curitiba e filiais em Porto Alegre, Brasília, Salvador e Recife, é uma empresa sólida e que preza pela excelência no atendimento ao cliente há mais de 25 anos.

Quer adicionar esses vinhos ou qualquer outro item do nosso catálogo ao seu mix de produtos?

Acesse a plataforma B2B da Porto a Porto, conheça todo o nosso portfólio e receba ajuda dos nossos Consultores de Vendas.

BEBA MENOS, BEBA MENOS.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp