Antes do início da disputa de pênaltis entre Flamengo e PSG, na final da Copa Intercontinental, uma imagem de uma conversa de Filipe Luís com Léo Ortiz no banco de reservas viralizou nas redes sociais. Muitos torcedores interpretaram que o zagueiro estaria se recusando a ser um dos cinco cobradores, o que gerou críticas ao jogador na internet (veja no vídeo acima).
Neste sábado, ao chegar ao Maracanã para participar do Jogo das Estrelas do Zico, Ortiz explicou sua ausência na lista dos batedores rubro-negros e citou sua “coragem” de jogar lesionado contra o Racing, na semifinal da Libertadores, para negar que tenha se recusado a cobrar:
— Até bom tocar nesse assunto porque acaba as mentiras correm mais rápido do que as verdades. Eu acho incrível porque são quatro, cinco segundos, as pessoas nem veem o que o Filipe me perguntou, e elas deduzem que eu falei uma coisa. Na verdade eu não falei, até engraçado está na moda essa questão da leitura labial e às vezes é legal acompanhar, mas muitas vezes não é o que está sendo falado. Teve uma vez contra o Táchira, fizeram leitura labial minha com o Filipe e saiu totalmente fora do que realmente tinha acontecido.
Questionado se não estava muito cansado para cobrar o pênalti, Ortiz disse que estava com cãibra nas duas pernas, mas mesmo assim não se negaria a bater e que se colocou à disposição tanto entre os cinco quanto para as cobranças alternadas:
— Estava exausto, fazia dois meses e pouco que eu não jogava. Joguei contra o Cruz Azul, acabei ficando fora contra o Pyramids também por estar voltando de lesão. E já tendo um jogo contra o Paris, 120 minutos, estava realmente exausto, com cãibras nas duas posteriores, nas panturrilhas. Realmente estava muito cansado, mas eu tinha chegado até ali, numa final de Mundial de Clubes contra o PSG nos pênaltis, depois de passar por toda essa temporada, não teria porque eu me negar a bater um pênalti.
O Flamengo empatou em 1 a 1 com o PSG e perdeu por 2 a 1 nos pênaltis. Dos cinco cobradores rubro-negros, apenas De la Cruz converteu sua cobrança. Saúl, Pedro, Léo Pereira e Luiz Araújo pararam no goleiro russo Safonov.




