DE 2026 vai ofertar 8.877 vagas para cursos de graduação em universidades e institutos federais no Maranhão. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), esta será a maior edição do programa, com mais de 274,8 mil vagas ofertadas em todo o país.
No Maranhão, as vagas serão destinadas para mais de 20 cidades maranhenses em cursos ofertados pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). As inscrições começam em 19 de janeiro e seguem até às 23h59 de 23 de janeiro, segundo o edital do programa publicado pelo Ministério da Educação. O resultado final dos aprovados será divulgado em 29 de janeiro.
O Sisu é o programa do governo federal que seleciona estudantes para instituições públicas de ensino superior, a partir do desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Em 2026, o programa passará a aceitar as notas das três edições mais recentes do Enem. Neste caso, Enem 2023, 2024 e 2025. Até este ano, podiam se inscrever apenas quem havia feito a última edição do exame. Além de ter feito o Enem em uma das três edições mais recentes, é preciso que o candidato tenha tirado nota acima de zero na redação e tenha ensino médio completo.
O programa terá apenas uma edição no ano, como tem sido desde 2024. Portanto, quem for selecionado poderá iniciar o ano letivo no primeiro ou no segundo semestre, a depender da abertura de turma e determinação da instituição.
O cronograma do Sisu 2026 prevê inscrições de 19 a 23 de janeiro, resultado da chamada regular em 29 de janeiro, matrículas a partir de 2 de fevereiro e manifestação de interesse na lista de espera de 29 de janeiro a 2 de fevereiro. Esta é uma ótima oportunidade para os estudantes maranhenses buscarem uma vaga em cursos de graduação em universidades e institutos federais do estado.




