Paraná recebe alerta de tempestades com ventos de até 100 km/h em 135 cidades; veja quais e a previsão do tempo por região
Segundo o Simepar, calor intenso começa a perder força nesta e instabilidade aumenta no estado a partir desta segunda-feira (29).
Meteorologista explica previsão de temporais para o Paraná
Meteorologista explica previsão de temporais para o Paraná
O Paraná está sob dois alertas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta segunda (29) e terça-feira (30).
O mais severo, focado em todo o sul do estado e em parte do leste e do oeste, indica o perigo de tempestades com ventos intensos de 100 km/h, pancadas de chuvas fortes e até queda de granizo em 135 cidades paranaenses. Veja lista mais abaixo.
O outro alerta avisa sobre o perigo potencial de chuvas intensas no restante do estado até, pelo menos, a noite de terça (30).
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), toda a semana deve ser de tempo instável no estado – e as chuvas devem fazer com as temperaturas fiquem mais amenas. Veja a previsão do tempo por região mais abaixo.
No entanto, o meteorologista Lizandro Jacóbsen destaca que, além de virem para refrescar, as chuvas também podem trazer alguns transtornos, pois serão pancadas fortes, acompanhadas de muitos raios e rajadas de vento.
“Nesta segunda-feira (29), ainda teremos temperaturas bem elevadas na parte da tarde, mas já com essas chuvas um pouco mais abrangentes no estado. […] No entanto, entre terça (30) e quarta-feira (31), o ambiente atmosférico volta a ficar também mais elevado para o risco de temporais, mas já com as temperaturas não tão elevadas. […] A expectativa é que, para a virada do ano, a chuva fique um pouco mais frequente, sobretudo entre o centro, o leste e o litoral do estado”, destaca.
A previsão do tempo divulgada pelo Simepar nesta segunda-feira (29) aponta que os índices de instabilidades aumentam sobre o Paraná. Pancadas de chuvas isoladas acompanhadas de trovoadas são previstas para todas as regiões, com condições favoráveis para ocorrências de temporais localizados, inclusive entre a região metropolitana de Curitiba e o litoral. As temperaturas seguem elevadas no interior, com máximas chegando aos 34ºC; entre o sudoeste, centro-sul e o leste, as temperaturas apresentam uma queda em relação aos últimos dias, com máximas em torno dos 28ºC.
Para a terça-feira, a instabilidade aumenta em todas as regiões do estado, com previsão de pancadas de chuvas e trovoadas a partir da tarde. As temperaturas, principalmente entre o centro-sul e o leste, ficam na casa dos 27ºC.
Na quarta-feira, a instabilidade permanece elevada nas regiões paranaenses, com expectativa de pancadas de chuvas e trovoadas a partir da tarde. As temperaturas variam, com máximas na casa dos 33ºC no noroeste e norte do estado, e em torno dos 25ºC no sul, região metropolitana de Curitiba e litoral.
Nos dias seguintes, a instabilidade continua sobre o Paraná, com chuvas e trovoadas em todo o estado, mantendo as temperaturas de acordo com o início da semana.
O DE alerta sobre a possibilidade de tempestades nesta segunda (29) e terça-feira (30) em 135 cidades do Paraná. Há previsão de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos entre 60 e 100 km/h, e queda de granizo. Confira a lista de cidades incluídas no alerta no último parágrafo.




