Como registrar reclamações online no Procon do Paraná: passo a passo e documentos necessários para consumidores

como-registrar-reclamacoes-online-no-procon-do-parana3A-passo-a-passo-e-documentos-necessarios-para-consumidores

Telefonia, compras online e mais: consumidores do Paraná podem registrar reclamações pela internet; veja como

Processo é feito por meio do site do Governo Federal ou do Procon do Paraná. Toda pessoa, grupo ou empresa que adquira ou use um produto pode abrir o registro.

Os consumidores do Paraná que se sentirem prejudicados ao usar ou adquirir um produto podem registrar reclamações no Procon diretamente pela internet.

O registro pode ser realizado por qualquer pessoa, grupo ou empresa. Além do processo online, também é possível ser atendido de maneira presencial ou por telefone — esse último, apenas para solicitar orientações. Confira abaixo o passo a passo para fazer a reclamação.

Propaganda e venda enganosa, problemas em embalagens, não recebimento do comprovante de pagamento e má qualidade em produtos são alguns exemplos de situações que podem gerar reclamações.

PASSO A PASSO

Para fazer a reclamação de forma online, o Procon-PR orienta acessar prioritariamente o site consumidor.gov.br. Caso a empresa contra a qual o consumidor deseja reclamar não esteja na plataforma, é possível fazer o registro diretamente no site do Procon-PR.

Para registrar a reclamação é necessário apresentar:

– Documentos pessoais do consumidor;
– Caso o consumidor seja pessoa jurídica, deverá juntar o contrato social ou o ato constitutivo. O representante legal deverá realizar o registro da reclamação ou nomear procurador;
– Documentos que comprovam a relação de consumo (cupons fiscais, contratos, pedidos, anúncios publicitários, rótulo ou embalagem, recibos, etc.);
– Endereço completo do fornecedor;
– Procuração, caso o consumidor seja representado.
– Relato detalhado do ocorrido, com data da compra/contratação, números de protocolo, descrição do produto/serviço. Caso o consumidor já tenha registrado reclamação na plataforma consumidor.gov, é necessário informar nesse campo.
– Pedido do consumidor (troca do produto, reembolso, cumprimento do contrato, etc.)

Caso o consumidor opte por realizar a reclamação de maneira presencial, é preciso apresentar os documentos abaixo:

– CNH original ou RG e CPF originais;
– Comprovante de residência original (luz, água, telefone, correio);
– Documentos que comprovam a relação de consumo (cupons fiscais, contratos, pedidos, anúncios publicitários, rótulo ou embalagem, recibos, etc.);
– Contrato social original ou cópia autenticada, quando pessoa jurídica;
– Procuração original, quando consumidor se fizer representar, junto aos documentos pessoais (CNH ou RG e CPF do titular e do procurador) e comprovante da residência, também do titular e do procurador.

A sede do Procon-PR está localizada na Rua Emiliano Perneta, 47, no Centro. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h. O consumidor também pode esclarecer dúvidas ou solicitar orientações por meio do atendimento telefônico, das 9h às 15h, no número 0800-041-1512.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp