Idoso com Alzheimer é encontrado com vida em Umuarama com ajuda de drone e cão farejador

idoso-com-alzheimer-e-encontrado-com-vida-em-umuarama-com-ajuda-de-drone-e-cao-farejador

Idoso com Alzheimer é encontrado com vida após buscas com drone e cão farejador no Paraná

Segundo Corpo de Bombeiros, idoso havia desaparecido na tarde de segunda-feira (29) e foi encontrado em área de difícil acesso na região de Umuarama. Idoso estava consciente e sem ferimentos aparentes.

João França, de 76 anos, diagnosticado com Alzheimer, foi encontrado com vida após desaparecer ao sair sozinho de casa em Umuarama, no noroeste do Paraná. Ele foi localizado na madrugada de terça-feira (30), depois de uma força-tarefa do Corpo de Bombeiros que utilizou drone com câmera térmica e um cão farejador. Ele estava bem e sem ferimentos aparentes.

O desaparecimento foi percebido pela família no fim da tarde de segunda-feira (29). Segundo os bombeiros, a primeira ligação ocorreu por volta das 19h30, mas os familiares informaram que o idoso não era visto desde cerca das 14h.

As buscas começaram ainda à noite. Drones equipados com câmera térmica foram usados para varredura em áreas de difícil acesso, inclusive durante a madrugada, o que ajudou a identificar possíveis sinais de calor no terreno.

Na sequência, as equipes acionaram um cão farejador de Cianorte. Após a coleta do odor, o cão Horus levou cerca de 17 minutos para localizar o idoso.

O resgate aconteceu por volta da 1h da manhã. O idoso foi encontrado consciente, sem ferimentos aparentes, e recebeu atendimento no local.

A irmã do idoso, Doraci França de Meira, contou que o homem saiu de casa sem que ninguém percebesse. Ao notar a ausência, ela procurou pelos cômodos e, ao não encontrá-lo, acionou a família e os órgãos de segurança.

Após o susto, os familiares afirmam que vão redobrar os cuidados.

Se eu pudesse encontrar aqueles bombeiros, não tenho palavras para agradecer. Tanto o pessoal do drone quanto o do cachorro foram maravilhosos com a gente, disse Doraci.

Leia também: Cirurgia – Paciente fica acordada e faz crochê enquanto médicos retiram tumor do cérebro dela, no Paraná. Tragédia – Sobrevivente de acidente que matou seis pessoas da mesma família diz que estava dormindo no momento da batida. Sonho sem fronteiras – estrangeiros vêm ao Brasil para fazer apostas na Mega da Virada.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp