A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) realizará uma série de apresentações gratuitas para o início de janeiro de 2026. O “Verão da OSBA” terá eventos na Biblioteca Central do Estado e em museus de Salvador, entre os dias 5 e 8 de janeiro. A programação do Verão da OSBA se encerra no dia 9 de janeiro, com a terceira edição do “OSBREGA Concerto do Amor – Volume 3”. Esta apresentação conta com a regência do maestro Carlos Prazeres e terá interpretações de artistas como a potiguar Juliana Linhares e o baiano Guigga. Para esse concerto, os interessados devem comprar ingressos, via Sympla, no valor de R$ 80.
Nos dias 6 e 7 de janeiro, a orquestra realizará o concerto “Cecilianas”, na Biblioteca Central, localizada no bairro do Barris. O concerto mescla música barroca e poesia por meio das obras de dois grandes artistas: o compositor inglês Henry Purcell (1659-1695) e a escritora brasileira Cecília Meireles (1901-1964). Entre os dias 5 e 8 de janeiro, será realizada a segunda edição do projeto “Cameratas nos Museus”. A iniciativa leva grupos de música de câmara da Orquestra a espaços culturais importantes da capital baiana.
A programação do “Verão OSBA 2026” inclui uma série de apresentações em museus da capital baiana e outros pontos culturais. O público poderá conferir esses eventos de forma gratuita, com destaque para o dia 9 de janeiro, que encerrará com chave de ouro as apresentações do Verão da OSBA. Conduzido pelo maestro Carlos Prazeres, o “OSBREGA Concerto do Amor – Volume 3” promete uma noite de clássicos da música romântica brasileira em formato sinfônico.
Confira abaixo o local e horário de cada apresentação do “Verão OSBA 2026”: No dia 5 de janeiro, as Cameratas nos Museus acontecerão no Museu de Arte Moderna da Bahia e contarão com a apresentação do Quarteto Novo e Opus Lumen. Já no dia 6 de janeiro, será a vez do Museu Geológico da Bahia receber a Bahia Cordas e Opus Lumen. No dia 7 de janeiro, as Cameratas serão no Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira com a Quadro Solar e Quarteto Novo. E no dia 8 de janeiro, o Museu Eugênio Teixeira Leal receberá o Quadro Solar e Bahia Cordas.
Além das Cameratas nos Museus, haverá também os Concertos “Cecilianas” na Biblioteca Central do Estado nos dias 6 e 7 de janeiro. Com uma programação rica em diversidade cultural e musical, o “Verão OSBA 2026” promete encantar o público soteropolitano com apresentações de alta qualidade artística e acesso gratuito a espaços culturais importantes da cidade. Não perca a oportunidade de vivenciar momentos únicos ao som da Orquestra Sinfônica da Bahia.




