Torcedor da República Democrática do Congo “vira” estátua humana durante 90 minutos em homenagem a mártir e viraliza
Kuka Muladinga representa Patrice Lumumba, primeiro ministro do país no ano de 1960 e figura importantíssima para a independência
Torcedor da República Democrática do Congo faz-se de estátua durante os jogos em homenagem a mártir
Uma homenagem totalmente original viralizou durante a Copa Africana das Nações, que está sendo disputada no Marrocos entre dezembro e janeiro. Um torcedor da República Democrática do Congo, Kuka Muladinga, tem se comportado como uma verdadeira estátua durante os jogos de sua seleção na competição.
Com um terno alusivo às cores da bandeira da República Democrática do Congo, Muladinga tem representado Patrice Lumumba, primeiro ministro do país entre junho e setembro de 1960. A homenagem é feita a um das figuras mais importantes não só da RD Congo, mas também da África.
Lumumba foi fundamental para a independência da República Democrática do Congo e acabou morto em 1961, aos 35 anos. O assassinato teve participação dos governos dos Estados Unidos e da Bélgica, que explorou a RD Congo. A alegação para o crime seria uma possível ligação com a extinta União Soviética.
Em vídeo publicado pelo perfil oficial da Confederação Africana de Futebol, a importância de Lumumba foi narrada. O torcedor que homenageia Patrice Lumumba permanece imóvel durante os 90 minutos, com um braço erguido, recriando a pose icônica do falecido líder, um poderoso símbolo da independência congolesa e do orgulho nacional. A vestimenta nas cores da bandeira da República Democrática do Congo cativou tanto o público nos estádios quanto os usuários das redes sociais em todo o mundo.
O nome de Patrice Lumumba permanece vivo em toda a África, gravado em suas ruas. Um símbolo da República Democrática do Congo e da história compartilhada da África. Um dos torcedores da República Democrática do Congo falou da representatividade do torcedor que homenageia Patrice Lumumba em entrevista ao perfil oficial da Confederação Africana de Futebol, destacando o carisma e a importância da homenagem durante a Copa Africana de Nações.




