Avanço da Maré na Praia de Lagoinha: Prejuízos e implicações para barracas em Fortaleza

avanco-da-mare-na-praia-de-lagoinha3A-prejuizos-e-implicacoes-para-barracas-em-fortaleza

Vídeo: Maré avança e causa prejuízo a barracas na Praia de Lagoinha, na Grande Fortaleza

O avanço da maré tem causado prejuízo a barracas na Praia de Lagoinha, em Paraipaba, na região metropolitana de Fortaleza. Vídeos feitos por trabalhadores da orla mostram a força da água em um local onde costumam ficar mesas e cadeiras para os clientes.

DE conversou com a filha de uma proprietária de uma das barracas atingidas. Emanuelle Morais informou que a maré começou a avançar no início de dezembro de 2025 e segue impactando os estabelecimentos do local.

Ela enviou ao DE vídeos que mostram a diferença causada pelo avanço do mar: em alguns locais, a água bate com força e impede a colocação de mesas e cadeiras, o que impacta diretamente nas vendas da barraca.

Emanuelle falou que a mãe dela precisou fazer um empréstimo de R$ 15 mil para consertar parte da estrutura que foi danificada pela maré desde o último mês.

Ela mencionou também que, devido ao avanço do mar, a barraca tem encerrado o funcionamento mais cedo e é preciso “expulsar os clientes”. O estabelecimento funciona até as 18h em condições normais, mas, em alguns dias, elas fecham a barra por volta de 14h devido à forte maré.

Para ajudar, ela informou que a Prefeitura de Paraipaba colocou algumas pedras na orla, improvisando uma barreira para tentar conter o impacto do mar.

O avanço da maré na Praia de Lagoinha na Grande Fortaleza tem sido um problema constante para os donos de barracas, causando danos nas estruturas e redução do horário de funcionamento. É importante que medidas sejam tomadas para minimizar os impactos causados por esse fenômeno natural e garantir a segurança e estabilidade dos estabelecimentos à beira-mar.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp