A Defesa Civil Municipal do Rio de Janeiro interditou totalmente o subsolo e parte do térreo do Shopping Tijuca, na Zona Norte, após uma vistoria realizada na tarde desta segunda-feira (5), três dias depois do incêndio que deixou dois mortos no local. A liberação para a inspeção ocorreu após a conclusão de uma etapa do trabalho de rescaldo do Corpo de Bombeiros. A Defesa Civil informou também que o shopping não corre o risco de desabamento.
Segundo a Defesa Civil, técnicos identificaram risco estrutural no mezanino da loja atingida pelo incêndio, além de perigo de queda de revestimentos internos e desplacamento de partes do teto e do piso. O subsolo do shopping foi totalmente interditado devido à falta de condições para a permanência no local. Já no térreo, 17 lojas da lateral esquerda, localizadas entre a entrada principal na Avenida Maracanã e a Tok Stok, foram interditadas após o calor do fogo deformar o piso.
Vídeo mostra interior do Shopping Tijuca após incêndio que provocou a morte de duas pessoas. O incêndio ocorreu na noite de sexta-feira (2). Durante o combate às chamas, morreram o supervisor de segurança do shopping, Anderson Aguir do Prado, e a bombeira civil Emellyn Silva Aguiar Menezes. Desde o incêndio, o shopping permanece fechado. Os bombeiros seguem atuando no trabalho de rescaldo, especialmente no subsolo, onde uma laje ficou deformada por causa do calor intenso. Exaustores precisaram ser instalados para ajudar a resfriar a estrutura e retirar a fumaça acumulada.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o que parece ser o início do incêndio no Shopping Tijuca. As imagens registram corredores vazios, muita fumaça e a atuação de brigadistas no local. O comandante-geral do Corpo de Bombeiros e secretário de Defesa Civil, coronel Tarciso Antônio de Salles Junior, afirmou que não há mais focos ativos, mas que a situação ainda impede o uso do prédio. A Polícia Civil abriu uma investigação para apurar as causas do incêndio e se houve responsabilidade pelas mortes.
Cerca de 40 carros de clientes ainda permanecem no estacionamento do Shopping Tijuca, após três dias do incêndio que atingiu o centro comercial na última sexta-feira (2). Em resposta a relatos de consumidores sobre uma suposta demora no início da evacuação, a administração do shopping afirmou que todos os protocolos de emergência foram cumpridos, incluindo o acionamento de sirenes nos locais adequados. Ainda segundo a direção, o subsolo — considerado a área mais crítica naquele momento — foi completamente evacuado até 18h22, antes mesmo da chegada dos bombeiros.




