Prazo para motoristas por app do DF instalarem QR Codes vai até 23 de fevereiro; saiba como fazer
Passageiros terão acesso a informações como autorização e nome do motorista, além da placa e do modelo do carro. Até a nova data, a fiscalização terá caráter apenas de orientação.
Motorista de aplicativo — Foto: Pexels/Imagem ilustrativa
Os motoristas de aplicativo do Distrito Federal têm até 23 de fevereiro para instalar nos veículos o adesivo em QR Code que permitirá ao passageiro acessar informações para aumentar a segurança, a transparência e a confiança no serviço prestado à população.
Até a nova data, a fiscalização terá caráter de orientação.
Os passageiros poderão ter acesso a informações básicas, como autorização e nome do motorista, além da placa e do modelo do carro.
O QR Code também promete facilitar a consulta pelos agentes de fiscalização, com dados atualizados em tempo real, como número da autorização vigente, foto do prestador e vínculo com a empresa operadora.
Segundo a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), do universo de 59 mil prestadores dos 10 aplicativos cadastrados na pasta, 22.400 já emitiram o selo.
Após o novo prazo, o descumprimento da medida implicará em multas e até a apreensão do veículo em casos de transporte não autorizado. Para mais detalhes sobre o processo, o motorista deve acessar o Portal do Condutor da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) e seguir as instruções para emissão do QR Code.
O adesivo com o QR Code deve ser colocado no para-brisa do veículo, em um local visível tanto para os usuários como para os agentes de fiscalização. Dessa forma, a Semob busca garantir a eficiência do sistema de consulta de informações e aprimorar a segurança e a transparência no transporte de passageiros por aplicativos na região. A medida visa melhorar a experiência dos passageiros e garantir a legalidade dos serviços prestados pelos motoristas. Confira mais notícias sobre a região no DE.




