Após um período de tempo firme, uma frente fria traz “perigo potencial” de tempestades e rajadas de vento ao Rio Grande do Sul. A previsão é de chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, com acumulados de até 50 mm. A intensidade dos ventos pode atingir de 40 a 60 km/h.
Após uma semana com sol e temperaturas amenas, o estado terá uma mudança no clima devido à chegada da frente fria a partir de quarta-feira. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para perigo potencial de tempestade em grande parte das regiões do Rio Grande do Sul, com exceção do Norte.
Segundo o Inmet, existe a possibilidade de chuvas intensas e ventos fortes, com riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Além disso, há o alerta para a possibilidade de queda de granizo em algumas áreas.
Os alertas emitidos pelo Inmet têm o objetivo de prevenir situações adversas e reduzir riscos causados por eventos naturais, como tempestades. Em casos de rajadas de vento, é importante não se abrigar debaixo de árvores e evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também é aconselhável desligar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
É fundamental estar atento às orientações dos órgãos de meteorologia e proteção civil para garantir a segurança durante períodos de tempo severo. Em caso de mudanças bruscas no clima, é importante seguir as recomendações e evitar situações de risco. A prevenção é a melhor forma de lidar com fenômenos naturais e proteger a si mesmo e aos outros.




