Gata do filme ‘O Agente Secreto’ ganha prêmio ‘Golden Beast’ em festival de cinema nos EUA
A premiação do The New York Film Festival aconteceu na quinta-feira (8). O troféu celebra a gata Carminha pelas personagens Liza e Elis.
O filme “O Agente Secreto” foi premiado novamente, desta vez em uma categoria inusitada. Na quinta-feira (8), o longa-metragem que já conquistou 48 prêmios, incluindo Melhor Diretor e Melhor Ator no Festival de Cannes, levou o troféu “Golden Beast” por causa da atuação da gata Carminha, que interpreta as personagens Liza e Elis.
O prêmio, a que o diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho se referiu como “Bicho de Ouro”, foi concedido pelo The New York Film Festival – evento criado em 1963 e que celebra todos os anos os filmes mais relevantes do mundo. A produção brasileira, vista por mais de 1 milhão de pessoas nos cinemas brasileiros, concorre ao Globo de Ouro, no domingo (11), com transmissão da TV Globo.
O reconhecimento foi para Carminha, a gatinha sem raça definida que interpretou a personagem de dois rostos que rouba a cena no filme. Com ajuda de efeitos especiais, o rosto de Carminha foi duplicado por meio de Imagens Geradas por Computador (CGI).
Esse prêmio foi entregue três dias antes da cerimônia do Globo de Ouro, onde “O Agente Secreto” pode ser premiado em três categorias: Melhor Filme de Drama, Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Ator em Filme de Drama, com Wagner Moura.
A tutora de Carminha, a especialista em comportamento felino Kamila Alves, compartilhou em seu perfil do Instagram os bastidores das gravações. É possível ver a gatinha frajola com pontos de marcação de CGI colados no pelo e também interagindo com o diretor do filme.
Carminha foi adotada há seis anos por Kamila, que mostra, nas redes sociais, sua rotina de cuidados e treinamento com a felina. Em uma das publicações, a tutora conta que a gata foi sua “principal professora de comportamento felino”. Agora, após anos de treinamento, Carminha brilha nas telonas de cinema do mundo todo.




