Rio de Janeiro entra no nível 2 do Protocolo de Calor: previsão de temperaturas altas no fim de semana

rio-de-janeiro-entra-no-nivel-2-do-protocolo-de-calor3A-previsao-de-temperaturas-altas-no-fim-de-semana

Após semana com temperaturas amenas, Rio entra no nível 2 do Protocolo de Calor

Tendência é de que os termômetros sigam elevados ao longo do fim de semana e também nos próximos dias, com calor persistente entre sábado (10) e terça-feira (13).

A cidade do Rio de Janeiro entrou no nível 2 do Protocolo de Calor, às 9h45 desta sexta-feira (9). O estágio é acionado quando há previsão ou registro de Índice de Calor acima de 36°C — combinação de temperatura e umidade — por um ou dois dias consecutivos, durante pelo menos quatro horas. Antes disso, o Rio teve uma semana com temperaturas menos altas: na última segunda-feira (5), a cidade registrou 26,6ºC como temperatura máxima.

A partir desta sexta, um sistema de alta pressão vai favorecer o tempo mais estável no Rio de Janeiro, segundo a Climatempo. Podem ocorrer pancadas de chuva isoladas e passageiras entre a Região Sul e Serrana, assim como na Baixada Fluminense e na Costa Verde. A previsão é que os termômetros cheguem a 38ºC.

“O dia será com mais sol do que nos últimos dias, com a presença de algumas nuvens no céu, mas já vai ser o suficiente para fazer as temperaturas subirem mais”, afirmou a meteorologista Hana Silveira.

FIM DE SEMANA

O fim de semana será de muito sol e calor intenso, chegando aos 40°C na capital no domingo (11). Pode chover à tarde em algumas cidades próximas ao estado de Minas Gerais, mas o tempo fica firme na maior parte do estado.

O sistema de alta pressão vai continuar influenciando o tempo no Rio de Janeiro na próxima semana, favorecendo um tempo mais estável e dificultando a formação de nuvens de chuva. Os dias devem continuar ensolarados.

PROTOCOLO DE CALOR

O Protocolo de Calor do município possui cinco níveis e orienta ações de monitoramento e prevenção para reduzir riscos à saúde da população, especialmente entre idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas.

A recomendação das autoridades é reforçar a hidratação, evitar exposição prolongada ao sol nos horários mais quentes do dia e redobrar os cuidados com a saúde.

RECOMENDAÇÕES PARA A POPULAÇÃO:

– Aumentar a ingestão de água ou de sucos de frutas naturais, sem adição de açúcar, mesmo sem ter sede;
– Consumir alimentos leves, como frutas e saladas;
– Utilizar roupas leves e frescas;
– Evitar bebidas alcoólicas com elevado teor de açúcar. Pode provocar desidratação;
– Evitar a exposição direta ao sol, em especial, das 10h às 16h;
– Informe-se sobre os níveis de calor na cidade do Rio de Janeiro por meio das redes sociais e sites do Centro de Operações e da Secretaria Municipal de Saúde;
– Não deixar de tomar medicamentos de rotina. O calor pode prejudicar mais quem tem hipertensão, diabetes ou insuficiência cardíaca;
– Cuidados com pets: evite passeios entre 10h e 16h e cheque a temperatura do solo. Não esqueça de disponibilizar água fresca para o seu pet. Hidratação é fundamental;
– Ofereça água com frequência a crianças e idosos, mesmo que não sintam sede.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp