O carnaval de 2026 será na 2ª semana de fevereiro. No Rio de Janeiro, foi mantido o esquema de três noites de desfiles do Grupo Especial na Marquês de Sapucaí, e as apresentações estão marcadas para os dias 15 (domingo), 16 (segunda) e 17 (terça). A apuração ocorre na Quarta-Feira de Cinzas (18), e as campeãs retornam no sábado seguinte (21).
Já a Série Ouro abre os trabalhos na Apoteose antes. Os desfiles acontecem na sexta (13) e no sábado (14). A Beija-Flor, atual campeã, desfila na segunda-feira (16). A ordem dos desfiles na Sapucaí será a seguinte:
DOMINGO, 15 DE FEVEREIRO:
1. Acadêmicos de Niterói
2. Imperatriz Leopoldinense
3. Portela
4. Estação Primeira de Mangueira
SEGUNDA-FEIRA, 16 DE FEVEREIRO:
1. Mocidade Independente de Padre Miguel
2. Beija-Flor de Nilópolis
3. Unidos do Viradouro
4. Unidos da Tijuca
TERÇA-FEIRA, 17 DE FEVEREIRO:
1. Paraíso do Tuiuti
2. Unidos de Vila Isabel
3. Acadêmicos do Grande Rio
4. Acadêmicos do Salgueiro
Niterói, que venceu a Série Ouro e subiu para o Grupo Especial, juntamente com Mocidade e Tuiuti, foram definidas, por regra, como as escolas que abrem cada um dos 3 dias de desfile no Rio de Janeiro. O Carnaval segue a tradição de ser uma festa itinerante, mudando de data todos os anos devido à celebração da Páscoa.
A Igreja Católica estabeleceu que a Páscoa deve ser celebrada no domingo seguinte ao dia da 1ª Lua Cheia após o equinócio, marcando assim o início da primavera no hemisfério norte e do outono no hemisfério sul. Por sua vez, a Quarta-Feira de Cinzas ocorre 46 dias antes da Páscoa, enquanto a Terça-Feira Gorda vem 1 dia antes ou 47 dias após o Domingo de Páscoa.
Devido a essa regra, o carnaval sempre se situa entre os dias 3 de fevereiro e 9 de março, variando de acordo com o ano. Assim, a festividade carnavalesca é um momento de celebração e alegria que se renova anualmente, trazendo cor, música e dança para encantar e entreter foliões de todas as idades.




