O Paulistão de 2026 marca o início de uma nova edição da tradicional competição estadual de futebol em São Paulo. Com um formato adaptado ao novo calendário da CBF, o campeonato contará com 16 clubes em busca do título. A Federação Paulista de Futebol (FPF) conseguiu manter a grande final em dois jogos, de ida e de volta, na casa dos respectivos clubes finalistas, em um modelo de disputa semelhante ao da Champions League.
Os times se enfrentarão dentro do próprio pote e terão mais cinco rodadas contra os adversários dos outros potes, totalizando oito jogos na primeira fase. As oito melhores equipes avançam para o mata-mata, que terá as eliminatórias em jogos únicos, assim como nas semifinais, com o time de melhor campanha tendo a vantagem de jogar em casa. Os dois piores caem para a Série A2. Nas quartas de final e semifinais, os jogos que terminarem empatados serão decididos nos pênaltis. Na final, que será disputada em dois jogos, o primeiro critério de desempate é o saldo de gols.
Atual campeão, o Corinthians defende o título, enquanto o Palmeiras busca iniciar o ano com uma conquista após os vices do Brasileirão e da Libertadores em 2025. O São Paulo tenta ser campeão novamente sob o comando de Hernán Crespo, técnico que encerrou o jejum do clube em 2021. O Santos, com Neymar e Gabigol, também está na disputa, buscando erguer a taça novamente depois de uma década. Além dos times tradicionais, o Red Bull Bragantino e o Mirassol, sensação na temporada passada, também fazem parte da elite do futebol brasileiro e prometem agitar a competição.
Os times foram divididos em quatro potes para a competição. Desta forma, as equipes enfrentarão adversários dos mesmos potes e de potes diferentes ao longo da fase de grupos, visando chegar às quartas de final em busca do título. Com um sistema de classificação e disputa bem definido, o Paulistão de 2026 promete muita emoção e rivalidade entre os clubes participantes.
Além do Paulistão, os times buscam vagas em outros torneios nacionais e internacionais, como a Série D do Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. Os critérios de desempate para a competição incluem o maior número de vitórias, saldo de gols, gols marcados, cartões vermelhos e amarelos recebidos, além de um sorteio público na sede da FPF em caso de igualdade.
Com a presença de equipes de tradição e novos destaques do futebol brasileiro, o Paulistão de 2026 promete ser uma competição acirrada e cheia de emoções para os torcedores e amantes do futebol. Com um novo formato e adaptações às exigências do calendário esportivo, os clubes iniciarão uma jornada em busca da glória e do título de campeão estadual. Prepare-se para acompanhar de perto a briga pelo tão cobiçado troféu do Paulistão 2026.




