O Goianão 2026 terá início neste sábado, trazendo diversas novidades e um novo formato de disputa. O torneio contará com a participação de 12 equipes em busca do título estadual. Na primeira rodada, serão realizados três jogos no sábado e mais três no domingo.
A principal mudança para o Goianão 2026 será a divisão das equipes em três grupos, cada um com quatro times. As equipes se enfrentarão dentro dos seus grupos e contra os adversários das outras chaves, totalizando oito rodadas na fase inicial do campeonato.
Os grupos foram definidos da seguinte maneira: no Grupo A, teremos Vila Nova, Crac, Inhumas e Goiatuba. Já no Grupo B, estão Anápolis, Goiás, Jataiense e Aparecidense. Por fim, o Grupo C é composto por Atlético-GO, Abecat, Centro-Oeste e Anapolina.
Os jogos da primeira rodada do Goianão 2026 já estão marcados. No sábado, teremos Atlético-GO x Anápolis, Abecat x Vila Nova e Jataiense x Crac. No domingo, os confrontos serão entre Anapolina x Inhumas, Centro-Oeste x Aparecidense e Goiás x Goiatuba.
Apesar da divisão em grupos, a classificação do Campeonato Goiano será geral. Os oito primeiros colocados avançam para as quartas de final, enquanto o último colocado será automaticamente rebaixado. Os times que terminarem em 10º e 11º lugares disputarão um mata-mata para definir quem permanecerá na primeira divisão.
Nas fases de mata-mata, incluindo quartas de final, semifinal e final, os jogos serão realizados em sistema de ida e volta. As equipes com melhor campanha geral terão a vantagem de decidir em casa. Além do título estadual, o Campeonato Goiano oferecerá quatro vagas na Copa do Brasil do próximo ano e três vagas na Série D.
Os times que já estão na Série D, como Crac, Abecat, Inhumas, Goiatuba e Aparecidense, poderão conquistar uma vaga no Campeonato Brasileiro do próximo ano se obtiverem bons resultados no Brasileirão deste ano. Assim, o Goianão 2026 promete ser uma competição emocionante e com muitas oportunidades para os clubes participantes.




