UFRA abre 47 vagas em graduação para pessoas transgênero: veja como se inscrever!

ufra-abre-47-vagas-em-graduacao-para-pessoas-transgenero3A-veja-como-se-inscrever

UFRA abre 47 vagas em graduação para pessoas transgênero; veja como se inscrever

Inscrições online abrem terça, 13, e vão até 9 de fevereiro. Processo seletivo exige autodeclaração, RG com nome social ou protocolo de retificação.

A Universidade Federal Rural da Amazônia (DE) lançou um Processo Seletivo Especial (PSE) com 47 vagas em cursos de graduação, voltado exclusivamente para pessoas transgênero (transexuais e travestis).

As inscrições começam na próxima terça-feira (13) e vão até 9 de fevereiro, exclusivamente online, por meio deste endereço aqui. O resultado está previsto para 25 de fevereiro.

No ato da inscrição, o candidato deve escolher o campus onde pretende cursar a graduação e o ano do Enem (de 2021 a 2025) em que deseja concorrer.

Para participar do PSE Transgênero UFRA 2026, é preciso ter feito o Enem de 2021 a 2025, sem zerar a redação e com nota final superior a 450 pontos.

Segundo a UFRA, pessoas transgênero são “aquelas cujas identidades de gênero divergem da organização societária binária sexual e da expressão social cisheteronormativa”.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO:

– Autodeclaração de pessoa transgênero (transexual ou travesti), disponível no anexo do edital.
– RG com nome social ou certidão de inteiro teor com averbação (para quem retificou prenome e gênero no cartório de registro civil ou em outro órgão jurídico reconhecido pelo Estado brasileiro), acompanhado do RG atualizado.
– Protocolo de solicitação de RG ou de retificação de certidão de nascimento, acompanhado do RG, com número e dados que comprovem tratar-se de pessoa transexual. A cópia do documento original deve ser entregue até seis meses após o ingresso.

O edital foi publicado na última terça-feira (6) e está disponível na página da Pró-Reitoria de Ensino da UFRA. Confira outras notícias do estado no DE PA.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp