A prefeitura de São Paulo finalizou o serviço de reparo em um buraco que apareceu na Marginal Tietê, próximo à Ponte da Vila Maria, na Zona Norte, na manhã deste sábado (10). O problema, que havia causado o bloqueio total da pista central na sexta-feira, gerando um grande congestionamento, foi solucionado e o trânsito já estava liberado no sentido da Rodovia Ayrton Senna às 8h.
O buraco surgiu em uma caixa de inspeção da galeria de águas pluviais devido ao grande volume de água, de acordo com a prefeitura. A Sabesp esclareceu que o incidente não afetou a rede da companhia. Após uma tentativa de reparo durante a tarde de sexta-feira, o buraco se abriu novamente com as intensas chuvas no final do dia, causando novo congestionamento e bloqueio momentâneo da pista central.
A lentidão na Marginal Tietê chegou a ultrapassar 50 quilômetros por volta das 17h, se estendendo da Ponte da Freguesia do Ó. Motoristas enfrentaram longos atrasos no trecho, enquanto motociclistas conseguiram passar com mais agilidade. O buraco estava localizado a cerca de 500 metros após a Ponte da Vila Maria, ligando bairros da Zona Leste à Zona Norte sobre o Rio Tietê.
Este não foi o primeiro incidente do tipo na Marginal Tietê, com outro buraco se abrindo na pista central há nove meses, na altura da Ponte Atílio Fontana, sentido Rodovia Castelo Branco. Após ser fechado, o buraco cedeu novamente cerca de um mês depois, também devido a fortes chuvas. A sobrecarga nas redes de esgoto foi apontada como causa, com a Sabesp responsável pelo conserto e previsão de conclusão da obra para março de 2026.
Mesmo com a reparação do buraco na Marginal Tietê, a ocorrência levanta questões sobre a infraestrutura e manutenção das vias da cidade de São Paulo. A prefeitura tem buscado soluções para garantir a segurança e fluidez do tráfego, mas episódios como esse reforçam a importância de investimentos contínuos em manutenção e prevenção de problemas nas vias públicas. A colaboração entre órgãos públicos e empresas concessionárias se mostra essencial para garantir a qualidade da infraestrutura viária.




