Jovem que sofreu descarga elétrica ao tentar furtar fiação está em estado grave em SP
Richard Santos Rodriguez, de 24 anos, está internado com traumatismo cranioencefálico e queimaduras pelo corpo.
1 de 2 Richard está internado no Hospital DE Cubatão com escolta policial — Foto: Divulgação/Prefeitura DE Cubatão e Polícia Civil
Richard está internado no Hospital DE Cubatão com escolta policial — Foto: Divulgação/Prefeitura DE Cubatão e Polícia Civil
Richard Santos Rodriguez, o jovem de 24 anos que sofreu uma descarga elétrica enquanto tentava furtar a fiação de cobre de uma empresa em Cubatão (SP), teve traumatismo cranioencefálico e diversas queimaduras pelo corpo. Conforme apurado pelo DE, o quadro de saúde dele é considerado grave.
O jovem foi encontrado inconsciente por policiais após invadir a sede da Usiminas acompanhado de Alex Seehagen, de 31 anos, para furtar fios. Richard foi encaminhado para atendimento médico sob escolta policial, enquanto o comparsa dele foi preso.
De acordo com a Prefeitura de Cubatão, o suspeito sofreu uma queda após a descarga elétrica. Ele recebeu o primeiro atendimento no Pronto-Socorro Central e, em seguida, foi internado no Hospital Municipal.
Ainda segundo a administração municipal, o quadro dele é considerado grave, mas apresentou uma evolução positiva e foi extubado – ou seja, respira de forma espontânea. Apesar disso, não há previsão de alta e o jovem é monitorado permanentemente pela equipe multiprofissional do hospital.
De acordo com a Polícia Civil, funcionários da Usiminas acionaram a equipe da Delegacia Sede da cidade, na quinta-feira (8), informando sobre a invasão de ladrões na sede da empresa, que fica no bairro Distrito Industrial.
As equipes policiais foram até o local e, durante as buscas, encontraram a dupla. Richard estava inconsciente por conta de uma descarga elétrica que sofreu enquanto tentava furtar a fiação ativa, enquanto Alex estava com um objeto usado para cortar fios.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), o Corpo de Bombeiros foi acionado e levou Richard ao Hospital DE Cubatão, onde ele permaneceu sob escolta policial. O delegado Fernando Henrique Fernandes Faria determinou a prisão dos dois em flagrante por furto qualificado e Alex foi encaminhado para cadeia pública de Guarujá.
Em nota, a Usiminas lamentou o ocorrido envolvendo a “entrada irregular de indivíduos em área restrita da planta industrial, quando uma pessoa ficou ferida”.
De acordo com a empresa, a vítima foi socorrida e encaminhada ao pronto atendimento com acompanhamento policial. “O caso segue em apuração pelas autoridades policiais, com colaboração da Usiminas”.




