DE: novo tornado é confirmado no Paraná; nuvem em formato de funil assustou moradores na Grande Curitiba
Imagens feitas por moradores mostram pedaços de galhos e outros itens voando em movimentos circulares.
Nuvem em formato de funil assusta moradores na Grande Curitiba
[https://s04.video.glbimg.com/x240/14244031.jpg]
Nuvem em formato de funil assusta moradores na Grande Curitiba
São José dos Pinhais, cidade da região metropolitana de Curitiba, registrou a passagem de um tornado no final da tarde deste sábado (10), segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
Uma grande nuvem em formato de funil assustou os moradores, que fizeram imagens que mostram pedaços de galhos e outros itens voando em movimentos circulares. Assista acima.
Até a última atualização desta reportagem, o Simepar estava avaliando os vídeos e os dados meteorológicos para definir qual foi a intensidade do fenômeno.
* ✅ Clique aqui e siga o DE PR no WhatsApp
“O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) confirma que ocorreu um tornado no bairro Guatupê, em São José dos Pinhais, no fim da tarde deste sábado (10). A classificação do fenômeno depende de visitas técnicas que serão realizadas ao longo do fim de semana. A análise também inclui dados de radares meteorológicos e dados coletados pela Defesa Civil.”
Nuvem em formato de funil assusta moradores na Grande Curitiba — Foto: Damaris Leimann Martins
A forte chuva registrada na região também deixou casas destelhadas em São José dos Pinhais e derrubou pelo menos 57 árvores em Curitiba – onde os ventos se aproximaram de 70 km/h ao longo do dia.
Todo o estado do Paraná está sob alerta laranja de tempestades. Emitido pelo Instituto Nacional de Tecnologia, ele avisa sobre o perigo de temporais entre a manhã deste sábado (10) e a manhã deste domingo (11). Veja, mais abaixo, onde foram os maiores registros de ventos e chuvas no estado.
Nuvem em formato de funil assusta moradores na Grande Curitiba — Foto: Reprodução
O meteorologista Reinaldo Kneib destaca que um dos motivos para os temporais deste fim de semana é a formação de um ciclone extratropical, que atua entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul. Apesar de não passar pelo Paraná, ele está aumentando a instabilidade no estado.
Durante o domingo (11), a área de baixa pressão se afasta em direção ao oceano, na altura do litoral uruguaio, mas segue mantendo os índices de instabilidade elevados no Paraná. Por isso, permanece a previsão de temporais com chuva, raios e ventos fortes sobre a maior parte do estado. Veja no mapa abaixo.




