Roubo de cargas em SP atinge menor número em 25 anos, destaca PF em Campinas

roubo-de-cargas-em-sp-atinge-menor-numero-em-25-anos2C-destaca-pf-em-campinas

Roubo de cargas: SP tem menor número em casos em 25 anos e PF destaca atuação de grupo especializado em Campinas

Cidade é considerada epicentro desse time de ocorrência no estado, e delegacia da Polícia Federal na metrópole conta com divisão especializada na repressão ao crime.

O número de roubos de cargas no estado de São Paulo atingiu o menor índice em 25 anos, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Entre janeiro e novembro, foram 3.192 ocorrências – veja dados abaixo.

Para a Polícia Federal, a queda tem relação direta com a atuação do grupo especializado em repressão a esse tipo de crime instalado na Delegacia de Campinas (SP), cidade que é considerada epicentro dos roubos de carga e caminhões em São Paulo.

Ao longo de 2025, o grupo da PF de Campinas deflagrou diferentes operações com “foco no desmantelamento e a descapitalização de organizações criminosas especializadas no roubo e na receptação de cargas”.

Ainda segundo a PF, nos últimos dois anos as operações resultaram na prisão de 300 pessoas, no cumprimento de 200 mandados de busca e na apreensão de pelo menos 80 armas de fogo.

“A atuação integrada entre a Polícia Federal e outras forças de segurança do Estado foi significativa para a eficácia das operações e a consolidação dos resultados, reforçada pela atuação Ministério Público”, defendeu a PF, em nota.

Para efeito de comparação, o número de casos entre janeiro e novembro de 2025 foi 25,1% menor que o registrado no mesmo período de 2024.

Além de manter o foco no combate ao crime, uma vez que Campinas é apontada como epicentro dos roubos de cargas, a delegacia da PF na metrópole ganhará um reforço em sua estrutura em 2026.

É que a unidade será a primeira do interior de São Paulo a sediar uma Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), estrutura do Ministério da Justiça que reúne servidores de elite de várias forças de segurança do Estado.

Com isso, destaca a PF, a unidade na metrópole passará a contar com uma estrutura equivalente à das superintendências da PF, que são as unidades de abrangência estadual, que coordenam as delegaciais e órgãos vinculados à Polícia Federal.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp