Elon Musk questiona se o Reino Unido se tornou um regime fascista
Dono da rede X criticou o que vê como censura promovida por autoridades britânicas
Elon Musk, bilionário do setor de tecnologia, fez críticas severas às autoridades do Reino Unido, classificando-as como “fascistas” em sua conta na rede social X. Em meio a inúmeras prisões no país por acusações relacionadas a comentários feitos na Internet, Musk expressou sua preocupação em relação à liberdade de expressão e à repressão imposta pelas autoridades britânicas.
O jornal The Daily Telegraph reportou que o governo britânico poderia adotar medidas drásticas contra a rede social X, pertencente a Musk, chegando até mesmo a banir a plataforma do país. Isso se deu em decorrência de imagens criadas pelo chatbot de Inteligência Artificial (IA) Grok, o qual tem gerado polêmica e provocado reações negativas em relação à publicação de conteúdo sexualizado sem consentimento.
Em resposta às notícias veiculadas na mídia, Musk questionou publicamente o governo britânico, indagando: “Por que o governo do Reino Unido é tão fascista?”. A controvérsia em torno das ações das autoridades e da plataforma X, gerenciada por Musk, despertou debates acalorados sobre a liberdade na Internet e a ética no uso da inteligência artificial para criação de conteúdo.
No dia 9 de janeiro, a startup xAI, de Elon Musk, implementou restrições na função de geração de imagens do Grok, após a divulgação de imagens sexualizadas geradas por IA sem consentimento dos envolvidos. A ferramenta, que permitia que usuários solicitassem ao Grok a edição de fotos de pessoas de forma explícita, agora está disponível apenas para assinantes pagantes da rede social X.
Governos e órgãos reguladores de diversos países manifestaram sua preocupação e repúdio ao conteúdo gerado pelo Grok na plataforma X. Pressionada a agir de forma responsável, a empresa de Musk tem sido alvo de críticas e de investigações sobre as medidas adotadas para coibir a disseminação de conteúdo ilegal ou inapropriado na Internet.
Em meio a polêmicas e debates sobre liberdade de expressão, censura e responsabilidade das redes sociais, a atuação de Elon Musk e sua rede X têm sido alvo de escrutínio e questionamentos em relação aos limites éticos e legais da utilização da inteligência artificial. A discussão sobre o papel das plataformas digitais e a regulação de seu conteúdo permanece em pauta em todo o mundo.




