Cinco líderes na Groenlândia rejeitam ameaças dos EUA: “Queremos ser groenlandeses”

cinco-lideres-na-groenlandia-rejeitam-ameacas-dos-eua3A-22queremos-ser-groenlandeses22

Cinco principais partidos da Groenlândia firmam pacto contra EUA

“Não queremos ser americanos, não queremos ser dinamarqueses, queremos ser
groenlandeses”, afirmou o grupo liderado pelo premiê Jens-Frederik Nielsen

Os líderes dos cinco principais partidos representados no Parlamento da Groenlândia emitiram um comunicado conjunto rejeitando as repetidas ameaças do presidente dos EUA, Donald Trump, sobre a possibilidade de Washington assumir o controle da ilha dinamarquesa.

“Não queremos ser americanos, não queremos ser dinamarqueses, queremos ser groenlandeses”, afirmou o grupo liderado pelo primeiro-ministro da Groenlândia, Jens-Frederik Nielsen, reiterando que “o futuro da Groenlândia deve ser decidido pelos groenlandeses”.

Trump admitiu que está considerando a anexação da Groenlândia porque teme que a ilha caia sob o controle da Rússia ou da China. Ele também insinuou que estava avaliando opções para assumir o controle do território semiautônomo. A primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, ficou chocada com as recentes declarações de Trump.

Segundo o The Mail on Sunday, Trump deu instruções ao Comando Conjunto de Operações Especiais dos EUA (JSOC, na sigla em inglês) para elaborar um plano detalhado sobre uma possível invasão da Groenlândia. A premiê dinamarquesa vinha levando as ameaças de Trump a sério e tentava persuadi-lo a abandonar a ideia.

Líderes europeus estariam tentando chegar a um consenso sobre uma possível resposta às declarações de Trump e esperam encontrar uma forma de evitar um confronto com Washington. Entre as medidas consideradas estariam o fortalecimento das forças da Otan para conter de forma mais eficaz a influência da China e da Rússia e até mesmo a concessão de acesso de Trump aos depósitos minerais da Groenlândia.

A Groenlândia faz parte da Dinamarca como um território autônomo e desde 1979 tem o direito legal de declarar independência por meio de referendo. Estados Unidos e Dinamarca são membros fundadores da Otan, e em 1951 assinaram o Tratado de Defesa da Groenlândia, onde os EUA se comprometeram a defender a ilha contra agressões externas.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp