Blitz Educativa dá continuidade às ações da Semana Nacional de Trânsito

Blitz Educativa na Avenida São Paulo, setor Vila Brasília (Foto: Divulgação)

Dando prosseguimento às ações da programação da Semana Nacional de Trânsito de Aparecida, foi realizada nesta quinta-feira, 19, uma blitz educativa. A ação aconteceu na Avenida São Paulo, no setor Vila Brasília, em frente aos Correios e mais de 500 veículos foram abordados pelas equipes da secretaria de Mobilidade e Trânsito do município e do Detran-Go. O objetivo é chamar a atenção da população para o alto índice de mortos e feridos no trânsito e conscientizá-la sobre os cuidados necessários que os pedestres e condutores devem ter ao andar e trafegar pelas ruas e avenidas da cidade.

De acordo com o agente da Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito (SMTA), Vagner Duarte Moreira, nesta ação, foram entregues folders e panfletos orientativos aos condutores que passavam pelo local. “Entre as orientações que foram passadas aos motoristas e pedestres está a importância do uso de cadeirinha para transporte de crianças, pois, ainda em 2019, mais de três mil motoristas foram flagrados colocando a vida de crianças em risco. Também pedimos para que evitem usar o celular enquanto dirige porque prejudica a atenção e os reflexos, fazer a manutenção periódica de seu veículo e ainda se beber não dirigir”, ressaltou.

Antônio Gomes da Silva, 59 anos, é taxista há 10 anos. Ele fazia o trajeto Avenida São Paulo/BR-153 quando foi abordado pelos agentes de trânsito na blitz educativa. “O meu ambiente de trabalho é no trânsito e eu torço para que seja mais tranquilo para se trabalhar. Muito bom esse movimento, pois é necessário mobilizar as pessoas para que tenham consciência de seus deveres e direitos no Trânsito e assim torná-lo mais seguro tanto para mim quanto para os outros motoristas e pedestres”, comentou o motorista.

A psicanalista em química, Dalva Maria de Jesus, 57 anos, também passou pela blitz e parabenizou a Prefeitura de Aparecida. “Alguma atitude precisava ser tomada, e se para isto ter que mobilizar a cidade para chamar a atenção para os problemas, que seja feito. É por meio dessas ações que o mundo vai mudar, as pessoas estão muito alienadas, não tem consciência nenhuma no trânsito e precisam ser conscientizadas”, pontuou.

Guarda Mirim teve participação efetiva na ação (Foto: Divulgação)
Guarda Mirim teve participação efetiva na ação (Foto: Divulgação)

Também participaram da Blitz Educativa os agentes da Guarda Mirim e servidores do Departamento Nacional de Trânsito de Goiás (DETRAN-GO). Prevista na Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997, do Código de Trânsito Brasileiro, a Semana Nacional de Trânsito é comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro, com a finalidade de conscientizar a sociedade, focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos.

#FazBonitoAê! – A campanha está sendo realizada nas redes sociais da Prefeitura de Aparecida, Instagram e Facebook, sobre temas relativos ao trânsito e quem trafega por ele. A ideia é conscientizar a população sobre a responsabilidade de “fazer bonito” nas ruas e avenidas de Aparecida, isto é, cumprir as normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), respeitando o direito de ir e vir das pessoas, para que todos tenham um trânsito mais seguro, acessível e igualitário.

Semana Nacional de Trânsito – A abertura da Semana Nacional de Trânsito foi marcada por uma caminhada, na última quarta-feira, 18, que reuniu centenas de pessoas em favor da vida e contra os acidentes de trânsito. A concentração foi em frente o Aparecida é Shopping e teve como destino final a Praça da Matriz, no Centro. Segue abaixo a programação das próximas ações:

– 20 de setembro de 2019 (sexta-feira) – 8h às 10h

Blitz educativa – conscientização aos condutores e entrega de informativos.

Local: Avenida Rio Verde, em frente a Aprovec, no Jardim Helvécia.

Horário: 8h às 10h

– 23 de setembro de 2019 (segunda-feira) – 19h

Passeio Ciclístico – como forma de conscientizar a população sobre a igualdade de direito também para o ciclista. O percurso será realizado nas ciclovias e ciclofaixas da cidade.

Local: largada em frente ao Aparecida Shopping, no Setor Serra Dourada, com final do percurso na Avenida Tropical, Jardim Tropical.

Horário: saída as 19h

– 25 de setembro de 2019 (quarta-feira) – 8h às 10h

Bltiz educativa – conscientização aos condutores e entrega de informativos.

Local: concentração na Avenida Igualdade, na área do antigo Cais do setor Garavelo

Horário: 8h às 10h

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta sexta-feira (22) no Diário Oficial da Uniãoresolução que atualiza as regras sobre o uso de implantes hormonais, popularmente conhecidos como chips da beleza. O dispositivo, segundo definição da própria agência, mistura diversos hormônios – inclusive substâncias que não possuem avaliação de segurança para esse formato de uso.

A nova resolução mantém a proibição de manipulação, comercialização e uso de implantes hormonais com esteroides anabolizantes ou hormônios androgênicos para fins estéticos, ganho de massa muscular ou melhora no desempenho esportivo. O texto também proíbe a propaganda de todos os implantes hormonais manipulados ao público em geral.

“Uma novidade significativa dessa norma é a corresponsabilidade atribuída às farmácias de manipulação, que agora podem ser responsabilizadas em casos de má prescrição ou uso inadequado indicado por profissionais de saúde. Essa medida amplia a fiscalização e promove maior segurança para os pacientes, exigindo mais responsabilidade de todos os envolvidos no processo”, disse em nota Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbenm).

“É importante destacar que essa nova resolução não significa aprovação do uso de implantes hormonais nem garante sua segurança. Ao contrário, reforça a necessidade de cautela e soma-se à resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), que já proibia a prescrição de implantes sem comprovação científica de eficácia e segurança”, destacou a nota.

Entenda

Em outubro, outra resolução da Anvisa havia suspendido, de forma generalizada, a manipulação, a comercialização, a propaganda e o uso de implantes hormonais. À época, a agência classificou a medida como preventiva e detalhou que a decisão foi motivada por denúncias de entidades médicas como a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) que apontavam aumento no atendimento de pacientes com problemas.

Na avaliação da Sbem, a nova resolução atende à necessidade de ajustes regulatórios em relação a publicação anterior. A entidade também avalia a decisão de proibir a propaganda desse tipo de dispositivo como importante “para combater a desinformação e proliferação de pseudoespecialistas, sem o conhecimento médico adequado, comuns nas redes sociais”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp