No último fim de semana, o litoral de São Paulo foi palco de uma triste realidade, com nove mortes por afogamento registradas nas praias da Baixada Santista. Os casos ocorreram em cidades como Itanhaém e Guarujá, com a maioria envolvendo homens, com idades entre 14 e 67 anos. O Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) atuou para tentar salvar vidas em Guarujá, Itanhaém, Praia Grande e Mongaguá.
Das nove ocorrências, oito foram protagonizadas por homens. No entanto, o destaque foi para a tragédia que se abateu sobre um casal na praia de Mongaguá, onde uma mulher não resistiu. Seis dos afogamentos ocorreram em um curto período de 14 horas, entre o sábado e o domingo. O restante das mortes foi registrado ao longo do próprio domingo.
No domingo, uma equipe do GBMar de Guarujá testemunhou de perto um homem em situação crítica de afogamento na praia da Enseada. Apesar dos esforços e uso de Desfibrilador Externo Automático (DEA), o indivíduo não resistiu. Mais tarde, um casal turista entrou em afogamento em Mongaguá, culminando na morte da mulher, uma paulistana de 34 anos.
O último registro ocorreu na Praia do Tombo, em Guarujá, envolvendo um idoso de 67 anos que não sobreviveu. As equipes do GBMar foram cruciais nas tentativas de resgate, mas, infelizmente, algumas vidas se perderam. É fundamental conscientizar a população sobre os perigos do mar e sempre respeitar as orientações dos guarda-vidas, evitando banhos em condições desfavoráveis e após consumo de bebidas alcoólicas.
Após o fim de semana marcado por tragédias, fica o alerta para que todos os banhistas mantenham a atenção redobrada e sigam as recomendações de segurança nas praias. Afinal, a prevenção é a melhor forma de evitar novos incidentes. Esteja sempre atento aos alertas, respeite a sinalização e aproveite o mar com responsabilidade, garantindo a sua segurança e a de todos ao seu redor.




