Penúltima rodada do Goianão define rebaixado e último classificado

A 14ª rodada do Goianão definiu o último classificado para as semifinais e o primeiro rebaixado para a Divisão de Acesso. Além disso, o caçulinha Iporá garantiu sua vaga na Série D de 2018 e o Itumbiara se livrou de qualquer risco de descenso.

A rodada começou no sábado. O Anápolis recebeu o Atlético no Jonas Duarte para tentar se livrar de vez do fantasma da Divisão de Acesso, mas não conseguiu. O empate em 1 a 1 foi melhor para o Dragão, que chegou aos 19 pontos e garantiu, matematicamente, a vaga nas semifinais do Estadual. Júnior Viçosa foi o autor do gol rubro-negro e Pedro Henrique empatou para o Galo da Comarca.

Surpresa e queda

Desacreditado no início da temporada, o Iporá se despediu com classe do Goianão 2017. O time comandado por Everton Goiano fez uma campanha surpreendente. O gol de Yago Amaral e a vitória por 1 a 0 diante do Crac culminaram na classificação do Lobo Guará para a Série D do Brasileirão em sua primeira vez na elite estadual.

A partida que deu a vaga ao clube do Oeste do estado também decretou a queda do Leão do Sul após 14 temporadas na 1ª divisão do Campeonato Goiano. O bicampeão estadual tem apenas oito pontos e terminará o torneio na lanterna.

Esperança

O segundo rebaixado esteve definido até os 49 minutos do segundo tempo. Até esse momento, o Rio Verde, que empatava em 0 a 0 com o Goianésia no Valdeir de Oliveira, estava com seu descenso decretado. Porém, tudo mudou quando André Luis anotou o gol da vitória do Verdão do Sudoeste.

O resultado trocou os times de lugar na tabela. O Alviverde ultrapassou Anápolis e o próprio Azulão do Vale, que entrou na zona de rebaixamento. Sem mais jogos pela frente, resta ao Rio Verde secar os adversários. O Goianésia decide seu destino contra o Atlético, no Olímpico. O Galo da Comarca visita a líder Aparecidense.

Vaias

A derrota por 3 a 2 para o Itumbiara acendeu a luz de alerta no Vila Nova. A defesa colorada não conseguiu conter os avanços do atacante Vanilson, que anotou dois gols e sofreu o pênalti que originou o terceiro gol, marcado por Gilmar.

Alemão e Moraes Jr. ainda diminuíram para o Tigre, mas não evitaram a derrota. Na saída do gramado do Serra Dourada, a torcida protestou com veemência. Os colorados pediram a saída do treinador Mazola Júnior e a contratação de reforços.

Última rodada

O Goianão vai para a última rodada com todos os quatro classificados para as semifinais definidos. Aparecidense, Goiás e Vila Nova e Atlético estão garantidos. Porém, Esmeraldino e Camaleão ainda disputam a liderança geral. O Tigre pode ficar em segundo e o Dragão tem chances de assumir o terceiro posto.

Na briga contra o rebaixamento, três times ainda dependem da última rodada para definir o destino. O Rio Verde folga e deixará o secador ligado contra Anápolis, que encara a Aparecidense, e Goianésia, que duela com o Atlético.

DE

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta sexta-feira (22) no Diário Oficial da Uniãoresolução que atualiza as regras sobre o uso de implantes hormonais, popularmente conhecidos como chips da beleza. O dispositivo, segundo definição da própria agência, mistura diversos hormônios – inclusive substâncias que não possuem avaliação de segurança para esse formato de uso.

A nova resolução mantém a proibição de manipulação, comercialização e uso de implantes hormonais com esteroides anabolizantes ou hormônios androgênicos para fins estéticos, ganho de massa muscular ou melhora no desempenho esportivo. O texto também proíbe a propaganda de todos os implantes hormonais manipulados ao público em geral.

“Uma novidade significativa dessa norma é a corresponsabilidade atribuída às farmácias de manipulação, que agora podem ser responsabilizadas em casos de má prescrição ou uso inadequado indicado por profissionais de saúde. Essa medida amplia a fiscalização e promove maior segurança para os pacientes, exigindo mais responsabilidade de todos os envolvidos no processo”, disse em nota Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbenm).

“É importante destacar que essa nova resolução não significa aprovação do uso de implantes hormonais nem garante sua segurança. Ao contrário, reforça a necessidade de cautela e soma-se à resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), que já proibia a prescrição de implantes sem comprovação científica de eficácia e segurança”, destacou a nota.

Entenda

Em outubro, outra resolução da Anvisa havia suspendido, de forma generalizada, a manipulação, a comercialização, a propaganda e o uso de implantes hormonais. À época, a agência classificou a medida como preventiva e detalhou que a decisão foi motivada por denúncias de entidades médicas como a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) que apontavam aumento no atendimento de pacientes com problemas.

Na avaliação da Sbem, a nova resolução atende à necessidade de ajustes regulatórios em relação a publicação anterior. A entidade também avalia a decisão de proibir a propaganda desse tipo de dispositivo como importante “para combater a desinformação e proliferação de pseudoespecialistas, sem o conhecimento médico adequado, comuns nas redes sociais”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp