Bloco de carnaval em Olinda homenageia ‘O Agente Secreto’ após sucesso de vendas de camisa usada por Wagner Moura

bloco-de-carnaval-em-olinda-homenageia-o-agente-secreto-apos-sucesso-de-vendas-de-camisa-usada-por-wagner-moura

Bloco de carnaval muda tema do desfile em Olinda para ‘O Agente Secreto’ após sucesso de vendas de camisa usada por Wagner Moura

No carnaval 2026, a Pitombeira dos Quatro Cantos vai homenagear o filme de Kleber Mendonça Filho que conquistou dois prêmios no Globo de Ouro e disputa vaga no Oscar. A tradicional Troça Carnavalesca Pitombeira dos Quatro Cantos, de Olinda, mudou o tema do desfile do carnaval 2026 após a procura recorde pela camisa da agremiação usada pelo ator Wagner Moura no filme “O Agente Secreto”. Com o sucesso das vendas, o bloco vai homenagear, neste ano, o longa de Kleber Mendonça Filho que fez história ao conquistar dois prêmios no Globo de Ouro (veja vídeo acima).

Prestes a completar 79 anos de história, a agremiação já esgotou 2,5 mil camisas em seu modelo retrô, criado em 1978 e que aparece no longa-metragem pernambucano. Em entrevista à TV Globo, o presidente da Pitombeira, Hermes Neto, explicou que todas as camisas disponíveis foram vendidas e que uma nova remessa está prevista para chegar em 22 de janeiro.

Fundada em 1947, a Pitombeira tem tradição de abrir as prévias carnavalescas no dia 7 de setembro de cada ano, com orquestra de frevo que arrasta foliões pelas ladeiras de Olinda. Hermes Neto contou que o tema original já estava definido, mas a repercussão da participação de uma camisa da agremiação no filme levou a direção da agremiação carnavalesca a mudar os planos. “Chegou a camisa do filme, que a procura está grande, então a gente não vai poder deixar passar em branco. Vamos mudar todo o roteiro para que esse ano a gente saia em homenagem ao ‘Agente Secreto’”, disse o presidente da Pitombeira.

A expectativa é ultrapassar a marca de 5 mil camisas vendidas, contribuindo para pagar as despesas do carnaval com antecedência — algo inédito para a troça. “A expectativa é essa. Pelo cronograma que a gente está fazendo, a gente já está vendo que a gente vai pagar o carnaval, esse ano, antecipado, ou logo após o carnaval”, afirmou Hermes Neto. A Pitombeira estuda formas de incorporar elementos simbólicos da produção cinematográfica no desfile, como um fusca amarelo, além de planejar celebrações específicas relacionadas às premiações do longa.

Hermes também ressaltou o papel histórico da troça na cultura carnavalesca e a expansão das atividades da Pitombeira, incluindo a formação de orquestras e grupos de passistas, como uma iniciativa de valorização do frevo pernambucano. “A gente já formou três novas orquestras, três novos grupos de passistas, então realmente a Pitombeira vem fazendo uma vanguarda do frevo. Isso é importante, esse patrimônio cultural. Isso aqui é só dando continuidade aquelas pessoas que fizeram aqui a Pitombeira. Eu estou na responsabilidade de continuar esse trabalho deles”, declarou.

Mesmo após o fim do carnaval, a Pitombeira ainda pretende continuar no clima do filme “O Agente Secreto” e a direção do clube já planeja montar uma estrutura em frente à sede da agremiação para acompanhar a premiação do Oscar, no dia 2 de março. Em dezembro de 2025, o longa entrou na lista de pré-selecionados para a disputa. A lista de indicações será divulgada em 22 de janeiro. “Esperar aqui na frente com um grande telão para que todo mundo venha para cá e, quando terminar o carnaval, a gente esteja comemorando o Oscar”, contou o presidente da Pitombeira.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp