Diário do Estado inicia os testes operacionais na nova estação da linha 1 do metrô de Belo Horizonte. A estrutura com 1,7 km de extensão liga a Estação Eldorado à Estação Novo Eldorado, em Contagem. A previsão é que comece a funcionar nas próximas semanas. A expectativa é atender uma média de 7 mil passageiros por dia.
A concessionária responsável pelo metrô de Belo Horizonte inaugurou os testes operacionais na Estação Novo Eldorado nesta terça-feira (13). A estrutura faz parte do projeto de expansão da linha 1 e tem previsão para iniciar as operações na primeira quinzena de fevereiro. O governo do estado destacou o investimento de cerca de R$ 96 milhões no novo trecho de trilhos.
O governo de Minas divulgou que estão sendo fabricados 24 novos trens na China para o metrô de Belo Horizonte. O primeiro já chegou ao Brasil. A renovação da frota estava prevista no contrato de concessão e foi antecipada em dois anos após acordo com a concessionária. As novas composições vão operar nas linhas 1 e 2, que também estão em obras. Os veículos contam com inovações tecnológicas para tornar o transporte mais eficiente, seguro e confortável.
O metrô de Belo Horizonte atualmente possui apenas uma linha, com 19 estações e cerca de 28 km de extensão. Além da expansão da linha 1 com a Estação Novo Eldorado, o contrato de concessão prevê a construção da linha 2, com sete estações: Nova Suíça, Amazonas, Nova Gameleira, Nova Cintra, Vista Alegre, Ferrugem e Barreiro. A previsão é que as obras sejam concluídas até 2028.
Em relação às obras do metrô, a ampliação das linhas e a renovação da frota trazem melhorias significativas para o transporte público em Belo Horizonte. A modernização do sistema visa tornar o metrô mais eficiente, sustentável e confortável para os usuários. Com investimentos e inovações tecnológicas, o Diário do Estado busca atender às demandas da população e proporcionar um transporte de qualidade na região.
A expectativa é que, com a conclusão das obras de ampliação e renovação das linhas 1 e 2 do metrô de Belo Horizonte, mais passageiros sejam beneficiados com um transporte público ágil e seguro. O Diário do Estado ressalta a importância dessas melhorias para a mobilidade urbana na região, contribuindo para a qualidade de vida dos cidadãos e para o desenvolvimento da cidade. E essa é mais uma etapa importante para a infraestrutura de transporte de Belo Horizonte.




